Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Comissão debate sobre os cines Luz e Ritz com a Fundação Cultural

A reabertura dos cines Luz e Ritz será debatida nesta quarta-feira (4), na Câmara. Uma reunião da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas com a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, está marcada para as 13h30, na Sala das Comissões.
Segundo o presidente da comissão, vereador Jonny Stica (PT), tramita na Câmara um projeto para a venda do espaço onde funcionava o Cine Luz. “Estamos reivindicando que o valor seja aplicado na reativação destes dois cinemas, para que o projeto seja viabilizado. Queremos fomentar a discussão e ressaltar a importância do cinema municipal para a cultura”, explicou Stica.
O Cine Luz foi uma das salas mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba. Suas atividades encerraram no final de 2009, na rua XV de Novembro. Ele teve que ser fechado, obedecendo orientação do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros, que já vinham pedindo a adequação do local às atuais normas de acessibilidade e segurança. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez um estudo de adequação, mas foi concluído pela inviabilidade do uso do local para atividades públicas, considerando as especificações técnicas exigidas pelos órgãos governamentais.
O Cine Ritz fechou as portas em 2005. O espaço era cedido em comodato pelas lojas C&A desde os anos de 1980. No entanto, a empresa vendeu o imóvel. O novo proprietário exigiu um aluguel muito alto e a Fundação resolveu fechar as portas. Atualmente, o único cinema de rua em funcionamento é a Cinemateca.
O projeto para a reabertura destes cinemas está sendo estudado pelo Ippuc e prevê a utilização de parte da edificação do antigo quartel, na rua Riachuelo, em continuidade ao plano de revitalização da via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário