Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vencedor do 1º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário é de Curitiba, e democratiza o acesso à internet nos bairros Tatuquara e Umbará

Gerson Pereira já tem destino certo para o dinheiro que vai receber como vencedor do 1º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário: os sete mil reais vão ampliar o alcance da sua empresa, a Internet Wireless Popular (IWP). Graças a esse curitibano simpático de 34 anos, moradores de bairros afastados como o Tatuquara e Umbará hoje estão conectados à internet. Gerson e seu sócio, Alex Bozza, de 28 anos, democratizaram o acesso compartilhando com seus vizinhos a banda larga que as grandes operadoras achavam não valer a pena levar até lá. Hoje eles atendem quase 300 clientes e a IWP está partindo para a instação de mais uma torre – já possui seis – para ampliar o alcance do sinal de fibra ótica que conseguiu na Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).
Rodrigo Brito da Aliança Empreendedora e Gerson Pereira, vencedor do Prêmio Aliança
“Acho que nós conseguimos acabar com essa história de que quem é pobre e mora longe tem que esperar um tempão prá ter internet rápida e de boa qualidade”, resume Alex, que tem uma lan-house no Tatuquara e realmente precisava de um acesso melhor. “Reinvestimos tudo que ganhamos até agora e é isso que também vamos fazer com o dinheiro do prêmio”, conta Gerson. A prosperidade nos negócios, de fato, não mudou muito o dia-a-dia de Gerson, que continua trabalhando como consultor na área de desenvolvimento de sistemas. “O que mudou foi minha visão do futuro”, explica. “Hoje eu tenho as rédeas da minha vida e, quando puder, vou trabalhar só na IWP, por causa dos desafios e porque não há sensação melhor do que essa, de trabalhar ajudando a comunidade onde a gente vive”.
O Prêmio Aliança é foi lançado nacionalmente pela Aliança Empreendedora e patrocinado pela Itaipu Binacional e Instituto Camargo Corrêa. E tem como objetivo identificar, valorizar e premiar microempreendedores que sirvam de exemplo para o Brasil.
Sobre a Aliança Empreendedora: É uma organização social que atua para o fomento e apoio ao empreendedorismo comunitário e de baixa renda como estratégia de inclusão e desenvolvimento econômico e social. Faz isto através de um Sistema de Inclusão Empreendedora que viabiliza aos microempreendedores os acessos a conhecimento, microcrédito produtivo e comercialização através de uma rede de negócios sociais e diferentes metodologias desenvolvidas especificamente para este público, o empreendedor de baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário