Em janeiro, volta ao normal a programação do Menu Musical do Shopping Curitiba. Ou seja, os sons natalinos deixam de ser executados para abrir espaço aos tradicionais Jazz, Blues, Choro e MPB.
PIANISTA (TODOS OS DIAS)
Elisabeth Strazzacappa é pianista há mais de 20 anos e passou o gosto pela música para os filhos Gustavo e Fernando. Ambos são hoje violinistas membros da Orquestra Filarmônica do Paraná e Orquestra Sinfônica do Paraná e freqüentemente acompanham a mãe em suas apresentações. Com um repertório variado, Elisabeth toca desde boleros, bossa nova, música clássica, até tango. Trilhas sonoras de filmes e modinhas também fazem parte de seu repertório. Com muita simpatia e sensibilidade, Elisabeth busca agradar cada ouvinte, deixando o prazer de tocar evidente em sua música. Para dezembro seu repertório foi cuidadosamente preparado com temas natalinos que vêm embalar o clima do mês em que se celebra a festa mais esperada do ano.
DOMINGOS
Duo Mistura Brava – JAZZ
Marcelo Teixeira é multi-instrumentista (violão de sete cordas, guitarra, clarinete e sax) e mestre em Música pela UFPR. Como guitarrista, participa do Quarteto Telonius, dedicado à música instrumental, além de ter participado em outros grupos de diferentes estilos, como o grupo de samba e choro Cabide de Molambo, tocando clarinete e violão de sete cordas. É professor há 10 anos no Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves, onde além de lecionar violão erudito, desenvolveu projetos como a Orquestra de MPB e a Roda de Choro. É mestre música pela UFPR. Nascido em Lajeado, Rio Grande do Sul, Daniel Seifert iniciou seus estudos de contrabaixo elétrico aos 11 anos de idade. Possui 17 anos de experiência como músico. Foi indicado pelo músico/contrabaixista Glauco Sölter em entrevista ao Jornal Gazeta do Povo como um talento promissor na área da música instrumental (Gazeta do Povo, 16 de junho de 2002, Caderno G). Tocou e fez participações musicais ao lado de grandes músicos como Glauco Sölter, Rafael Moreira (guitarrista Cristina Aguilhera e Pink), Duda Neves, Maurício Leite, dentre outros, tanto no Brasil quanto na Inglaterra, aonde esteve recentemente. Participou de vários eventos musicais, dentre eles Festival de Jazz de Cascavel, Festival da Canção em Cascavel (FERCAPO). Desde os 16 anos de idade vem trabalhando com aulas de contrabaixo elétrico e gravações em estúdio. Gravou seu CD instrumental solo aos 19 anos de idade.
SEGUNDAS
Marcelo Náscer (violão) – JAZZ e BOSSA NOVA
Além de guitarrista, violonista e compositor, Marcelo Náscer é arranjador e produtor de vários outros músicos, alguns já consagrados pela mídia, como o Paranaense Saul Trumpet. Com formação musical no Musicians Institute (Los Angeles - EUA), estudou violão clássico com Alvaro Ramos e Guitarra com extraordinários músicos como Scott Henderson, Frank Gambale, Gary Willis, Joe Diorio, Allen Hinds, Nelson Faria, Carl Schroeder, Ron Eschete, Dan Gilbert e Norman Brown. Seu repertório variado vai desde música popular brasileira e bossa nova até o jazz americano, tanto tradicional ou contemporary jazz, interpretando compositores como Roberto Menescal, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Donato, Toquinho, Luis Bonfá, Milton Nascimento, e aqueles consagrados do Jazz Instrumental como Miles Davis, Duke Ellington, Wayne Shorter, Hermeto Paschoal, Keith Jarret, John Coltrane, Chick Corea, entre outros.
TERÇAS
J. Jair (acordeom) – MÚSICA BRASILEIRA e TANGO
O acordeonista J. Jair traz de sua vasta experiência no meio musical o ecletismo presente em suas apresentações. Graduado em Licenciatura em Música pela Faculdades de Arte do Paraná, é também educador há muitos anos. Tem em suas aulas a chance de passar a seus alunos não só o conhecimento e a técnica, mas também a paixão pela música desenvolvida neste longo tempo de estrada. No repertório, J. Jair apresenta arranjos para o acordeom solo de diversos estilos da música brasileira, como a bossa nova e os ritmos nordestinos, além de tangos e boleros.
QUARTAS
Marcos Iwanowski (Violão) - MPB
Marcos Iwanowski é violonista e guitarrista há dez anos, tendo estudado Violão Brasileiro com Maurílio Ribeiro no Conservatório de MPB de Curitiba e Bacharelado em Música Popular na FAP-PR. Amante da música popular brasileira, já participou de apresentações do SESC-PR e de projetos com músicos como a carioca Lucina e o paranaense Bernini. Atulmente é também professor de Violão Brasileiro e parceiro no Projeto Cultural com população em “Situação de Rua” da FAS/Curitiba, na Casa de Convivência João Durvalino Borba. No Menu Musical, Marcos prepara um repertório especial instrumental com obras de Djavan, Tom Jobim, João Bosco, Chico Buarque, Ivan Lins e Flávio Venturini.
QUINTAS
Marcelo Hilgenberg (bandolim) e Diego Coelho (violão 7 cordas) – SAMBA E CHORO
Marcelo é bandolinista brasileiro.Toca também piano erudito e se arrisca em outros instrumentos, mas tem como centro de seus estudos o bandolim. Há 7 anos se dedica exclusivamente à música. Em 2003 iniciou o curso de Licenciatura em Música pela UFPR. Hoje faz Bacharelado em Música Popular pela FAP. Como professores teve o guitarrista Mario Conde na cordas e o pianista Ben Hur. Já tocou em varias cidades, teatros e eventos de outros estados. Diego Coelho Vieira é violonista, bacharel em Música Popular na FAP (Faculdade de Artes do Paraná). Professor de violão de seis e sete cordas na Fundação cultural (Rua da cidadania Cajuru). Trabalha como egresso , auxiliando na cordenação do Universidade sem Fronteiras - Projeto Choro.Atua eventuamente com seu conjunto de Choro Vibrações e também Formando duos e trios. Estudou nas Oficinas com Rogério Souza, Rogério Caetano e Mauricio Carrilho.
SEXTAS
Marcelo Pereira (guitarra e baixo) e Marina Camargo (acordeom)
O duo já vinha atuando no cenário musical paranaense desde 2003, em bares, projetos e eventos, com um repertório voltado a música instrumental brasileira.
Marcelo Pereira é contra- baixista, guitarrista e produtor natural de Curitiba e formado Bacharel em Música Popular pela FAP. Iniciou seus estudos de contra-baixo com Glauco Solter no Conservatório de MPB, aprimorando-se com Arismar do Espírito Santo, Sizão Machado e Tiago do Espírito Santo. Como integrante da Orquestra à base de Sopro do Conservatório de MPB já tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira como: Léa Freire, Itiberê Zwarg, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Teco Cardoso, André Mehmari, Nailor Proveta, Arrigo Barnabé, Gabrielle Mirabassi e Waltel Como integrante da Maria Faceira Orquestra de Gafieira já se apresentou ao lado de: Robertinho Silva, Nailor Proveta, Léa Freire, entre outros. É integrante e membro-fundador do grupo Baque Solto que atua desde 2002.
Marina Camargo é Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Música Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná, a instrumentista aprimorou técnicas musicais com Rubens Pires, Waldir Teixeira, Toninho Ferragutti, Lula Alencar e Alessandro Kramer. Com um extenso currículo de apresentações, Marina Camargo já atuou em diversos shows e festivais, bem como em concertos na Sala Cecília Meireles e na UNIRIO, ambas no Rio de Janeiro, como integrante do Grupo de Percussão da UFPR. Também participou como instrumentista convidada da Cia. Senhas, Cia. Nossa Senhora de Teatro Contemporâneo e Os Satyros, em espetáculos de música e teatro, em Curitiba e São Paulo. No Menu Musical, apresenta um repertório que faz uma ponte entre o Brasil e a Argentina, passeando pelo forró, a música gaúcha e chegando até o tango.
SÁBADOS
Rodolfo Reichmann e convidados - JAZZ
Rodolfo Reichmann tem 12 anos de Escola de Música e Belas Artes do Paraná por onde é graduado Bacharel em Piano Clássico. Passou 8 anos na Europa e desde que voltou já tocou com nomes como Jorge Ben e Victor Assis Brasil. Para as suas apresentações de janeiro no Menu Musical, ele convida ao palco do Largo Curitiba músicos com os quais desenvolveu belas parcerias durante sua carreira, como o saxofonista Daniel Wolff, o multiinstrumentista Murilo Damasceno e a contrabaixista Bruna Buschle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário