Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Exposição fotográfica no Condor Água Verde resgata a memória do bairro

Com o intuito de manter viva a história do bairro, o hipermercado Condor Água Verde realiza até o dia 20 de fevereiro uma exposição fotográfica com imagens das famílias pioneiras que contribuíram para o crescimento econômico, cultural e social da região.
Fruto de uma parceria do Condor Super Center com Eliane Andretta e Elzira Stofella Binder, a ação foi idealizada com o objetivo de não deixar cair no esquecimento a luta dessas famílias para a construção e progresso do bairro. Para os jovens, é a oportunidade de conhecer a história e a importância que seus antepassados tiveram para o desenvolvimento da região. Para as antigas gerações, é uma grande oportunidade de reviver as memórias do passado e reencontrar parentes e amigos nas fotos.
As pessoas retratadas foram as principais responsáveis pelo progresso da região, como é o caso do avô de Eliane, o senhor Antônio Andretta, conhecido como “Dero”, que doou para a prefeitura uma grande área no Água Verde. “Na época ele não se preocupou com o dinheiro e sim em contribuir para o fortalecimento e crescimento do bairro”, diz a neta de Dero.

Eliane, que também é moradora do bairro Água Verde, conta as histórias do avô com orgulho e não esconde o carinho que tem pela região. “Em uma das fotos o meu avô aparece com uma enxada no parreiral e uma outra mostra a 1ª escola para imigrantes italianos da região, onde hoje é localizado o hipermercado Condor”, relata.
“Não foi fácil reunir todas estas obras, pois as famílias são conservadoras e cuidam com carinho das fotos de seus antepassados. Foram anos de pesquisa para conseguirmos concretizar este acervo”, afirma.
Para o gerente do Condor Água Verde, Samuel Wander Silva, ter a loja como palco desta exposição é muito gratificante, pois este bairro foi onde originalmente os primeiros imigrantes da família do presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, se fixaram. “É difícil manter viva a memória dos antepassados e esta ação é uma forma de valorizar as raízes”, destaca.
A exposição, que foi montada como uma pequena mostra por ocasião da abertura da loja em dezembro, devido ao sucesso que alcançou e os elogios e comentários recebidos dos clientes, foi ampliada e agora conta com mais imagens do período entre 1920 e 1940.

Um comentário:

  1. Gostaria de pesquisar os registros de terras para localizar um Cunico, Antonio Cunico, consta que foi morador na origem da colônia Dantas. E, eu pesquiso os Cunicos no Brasil. Se tiverem algo ou algum contato que tenha, por favor me informe. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir