Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Políticas públicas para deficientes carecem de informação

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Claudio Derosso (PSDB), quer a melhoria das políticas públicas que atendem pessoas com deficiência física na capital. A ideia é que a prefeitura realize um censo específico para esta parcela da população, a ser realizado de quatro em quatro anos. “O Censo Inclusão identificaria o perfil socioeconômico, onde moram e como os deficientes físicos se relacionam com a cidade. É uma população expressiva, que depende de atenção especial para a sua inclusão”, relata o parlamentar.
Derosso explica a necessidade desta informação para elaboração de políticas públicas mais eficientes, uma vez que os dados disponíveis hoje em dia são insuficientes. “O levantamento estatístico ao qual temos acesso é o realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta muitas lacunas, pois é realizado por amostragem, de dez em dez anos. Não é um número atualizado, com o qual se possa trabalhar”, defende o vereador.
A pesquisa seria realizada pela prefeitura, que definiria a amplitude do questionário e os temas a serem abordados. A proposta deve passar pela avaliação das comissões, para depois ser votada em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário