Seguidores

quarta-feira, 19 de junho de 2013

21 de junho - Dia Nacional de Combate à Asma

Farmácia explica passo a passo para adquirir medicamentos de asma gratuitamente


Medicamentos contra asma podem ser adquiridos gratuitamente em farmácias privadas, conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, e nas farmácias populares. Segundo a coordenadora de serviços farmacêuticos da Rede de Farmácias Nissei, Carolina Escobar, quem tiver interesse em retirar o medicamento, deve procurar o estabelecimento conveniado, munido de CPF, documentação com foto e receita médica. "A receita deve ter 120 dias de validade e conter o princípio ativo correspondente ao liberado pelo programa", completa.
Brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol são os medicamentos distribuídos em 20.374 farmácias da rede privada, por meio do programa Saúde Não Tem Preço. A Rede de Farmácias Nissei possui mais de 200 farmácias conveniadas, no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Carolina explica que dois componentes são para aliviar os sintomas e o outro ajuda a prevenir as crises - por isso, ela reforça que é importante sempre ter orientação médica. Segundo números do Governo Federal, até 800 mil pacientes poderão ser beneficiados com a medida, anualmente.
Doença pode matar - De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 2,5 mil pessoas morrem anualmente, em decorrência da doença. Mais de 43% dos internados por asma, tem menos de seis anos. Alergias respiratórias, como rinite e asma, atingem cerca de 30% da população no País, conforme dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário