Seguidores

segunda-feira, 10 de junho de 2013

LA VERITÀ CHEGA A CURITIBA

“Chega ao Brasil o espetáculo de Daniele Finzi Pasca que reúne teatro e acrobacia, inspirado em obra de Salvador Dalí. A temporada na cidade acontece de quinta (13) a domingo (16) no Guairão. Desaparecida durante décadas, tela monumental do pintor espanhol serve de cenário e é uma das estrelas da montagem”.


Uma incursão acrobática e teatral livremente inspirada na vida e obra do pintor espanhol Salvador Dalí. Assim é “La Verità”, espetáculo que a Companhia Finzi Pasca, da Suíça, e a brasileira XYZ Live trazem neste mês ao país. O grande destaque do espetáculo é uma tela gigante de 15mx9m, criada por Dalí nos anos 40 e desaparecida durante décadas. Restaurada, ela atua como cenário do espetáculo. Com realização da Seven Entretenimento, “La Veritá” chega a Curitiba para temporada, de quinta (13) a domingo (16), no Teatro Guaira (R: Conselheiro Laurindo, s/n). As apresentações acontecem de quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h. Antes da capital paranaense o espetáculo já passou por Porto Alegre e depois segue para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A turnê internacional estreou em janeiro no Canadá, em breve iniciará sua turnê latino-americana, e depois será visto em países europeus como França, Itália, Espanha e Suíça, e ainda na Ásia, Austrália e Estados Unidos.
O elenco reúne uma trupe internacional – 12 atores provenientes do Canadá, Argentina, França, Itália, Austrália, Espanha, Paraguai, Suiça e até uma brasileira, a autora, atriz e diretora Beatriz Sayad, que foi integrante do projeto Doutores da Alegria, e dirigiu o espetáculo “Estamira – Beira do Mundo”, que está em turnê no Brasil desde 2011.
O criador de La Verità é Daniele Finzi Pasca, um suíço de talento versátil e reconhecida trajetória internacional, focada em espetáculos que mesclam acrobacia, clown, dança, teatro e música. Além de “La Veritá”, Finzi Pasca é o criador de Donka – Uma carta a Chekhov – que já passou três vezes pelo Brasil, em 2010, 2011 e 2012 – e também dirige “Corteo”, o mais lucrativo espetáculo do Cirque Du Soleil. Finzi Pasca fala sobre o trabalho com a obra de Dalí: “Perguntei a diversos conhecedores de Dalí, na festa de encerramento do espetáculo “Donka”: As pinturas de Dalí são dia ou noite? A resposta: nenhum dos dois! as imagens de Dalí pertencem a uma outra dimensão: a dos sonhos. A linguagem acrobática, do teatro físico, poderá facilmente conquistar esse território, o território onde não é noite, nem dia; onde a luz não toca a realidade, mas a desenha, a inventa ou a reinventa. A linguagem dos acrobatas tilinta em nosso subconsciente, fazendo com quem vejamos paisagens internas que parecem mais verdadeiras do que a realidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário