Seguidores

domingo, 23 de junho de 2013

CONSELHO DE ARQUITETURA DIVULGA RESULTADO DO CENSO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS

Os principais resultados do Censo dos Arquitetos e Urbanistas Brasileiros serão apresentados nesta segunda-feira, dia 24 de junho, em Curitiba. O Censo é uma pesquisa inédita feita com 83 mil profissionais da área em todo o país, que aborda temas diversos como segmento de atuação, renda, formação, interesses gerais e expectativas quanto ao crescimento do mercado, entre outros. A apresentação acontece durante evento do Núcleo de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Cidadania – NESC, que será realizado na nova sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.


Em nosso Estado os dados coletados mostram que são 8.737 os profissionais registrados, sendo que 5.996 estão ativos. Uma informação importante e preocupante revelada pela pesquisa, é a de que praticamente metade (189) dos 399 municípios paranaenses não têm se quer um arquiteto, seja residindo ou trabalhando nas prefeituras. “Isso significa que as cidades estão sendo construídas sem planejamento, sem gestão de território”, alerta o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar.
A pesquisa aponta também a diferença entre pessoas físicas e pessoas jurídicas dentro da arquitetura. Do universo de arquitetos no país, apenas 20% estão constituídos como empresas. Para reverter este quadro e incentivar os profissionais a deixarem a informalidade, apoiando-os no processo de constituição de pessoas jurídicas, é que foi criado o NESC. “Ele surge com o objetivo de possibilitar que os profissionais da arquitetura e urbanismo deixem a informalidade e, como pessoas jurídicas, tenham acesso a fontes de financiamento, possam participar de licitações e tenham benefícios sociais”, destaca o presidente do CAU/PR.
O Núcleo nasceu contando com o apoio de entidades como o Sebrae, a Caixa Econômica Federal, a Fomento Paraná, o Banco do Brasil, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE/FIEP, a Aliança Nosso Paraná Sustentável – ONU, a Associação Comercial do Paraná e o FUNSAU.


Homenagem a Mário De Mari

A nova sede do CAU/PR está abrigada num dos melhores exemplos da arquitetura modernista de Curitiba, um imóvel construído em 1965 e que atualmente é uma UIP – Unidade de Interesse de Preservação. De acordo com o presidente do CAU/PR, os exemplares modernistas em nossa cidade, normalmente têm uma arquitetura mais “brutalista”, com muita utilização de concreto armado. “Já a Casa Mário De Mari, assim denominada em homenagem ao seu proprietário e projetista, segue a tendência de arquitetos como Frank Lloyd Wright, como Mies vander Rohe, e da arquitetura japonesa, mais limpa e baseada em linhas retas. Além disso é uma residência que utiliza muito os produtos naturais como pedras, madeira e vidro”, esclarece Navolar.
Para homenagear Mário De Mari, o CAU/PR concede ao engenheiro/arquiteto o Prêmio João Batista Vilanova Artigas. Esta premiação será concedida anualmente aos profissionais que se destacarem pelo incentivo à produção de arquitetura de qualidade em nosso estado.
Mário de Mari já foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Instituto de Engenharia do Paraná, tendo ainda desenvolvido atividades como diretor nas Divisões de Pavimentação e Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Curitiba nas décadas de 40 e 50. Ele também foi o fundador do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)

Um comentário:

  1. I like all the reviews have been posted by the visitors of this site, some of them are very good suggested regard the article.

    ResponderExcluir