Seguidores

sexta-feira, 6 de março de 2015

Biblioteca Pública celebra o Dia Internacional da Mulher com exposição de obras de autoras

Durante o mês de março, as salas da BPP vão destacar livros e conteúdos produzidos por mulheres, de Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, Hilda Hilst a Helena Kolody


Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Biblioteca Pública do Paraná presta homenagem às mulheres em todas as salas durante o mês de março. Obras e conteúdos de autoras, itens para empréstimo ou de consulta local, estarão em destaque com a finalidade de divulgar a contribuição cultural de escritoras, pensadoras, historiadoras, etc. Na Seção Paranaense, a autora escolhida foi Helena Kolody. “Ela é um ícone paranaense. Tanto por ter sido professora, quanto poeta”, afirma a chefe da Divisão de Documentação Paranaense da BPP, Josefina Palazzo Ayres.
Na sala de Literatura, estarão em exposição livros de Clarice Lispector, Hilda Hilst e Alice Ruiz. Simone de Beauvoir, Rosa Luxemburgo e Hannah Arendt são algumas das autoras selecionadas para a sala de Ciências Sociais, enquanto no setor de Filosofia os destaques são Helena Blavatsy, Clarissa Pinkola e Marilena Chauí. Na sala de Belas Artes, onde o tema será “As mulheres nas artes”, o público terá a oportunidade de conferir obras como Mulheres negras do Brasil, de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil e Mulheres da Amazônia, de Pedro Martinelli.
“Essa proposta tem a finalidade de destacar os registros das obras das mulheres de todos os tempos. Fazer essa exposição causa surpresa até em nós, porque ajuda a dinamizar a informação e relembra conquistas e histórias que eventualmente esquecemos”, diz Alice Ywatsugu, bibliotecária da Seção de Referência e Informação. A assessora técnica da BPP, Vilma Gural, afirma que realizar essa exposição é uma maneira de prestigiar a mulher na sociedade. “Durante todo o ano, todas as salas já valorizam a produção da mulher, mas em março estamos destacando ainda mais as realizações das mulheres”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário