Seguidores

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Faltam gerentes de bares e restaurantes no Paraná

A preparação para a Copa do Mundo no Brasil preocupa empresários de todos os setores e o ramo da gastronomia não fica de fora. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - PR), o mercado está carente de profissionais que possam atuar no gerenciamento de bares e restaurantes, principalmente na capital paranaense.
Pensando em preparar o mercado para 2014, a Abrasel – PR, em parceria com a escola de profissões e idiomas Centro Europeu lança o Curso de Planejamento, Operação e Gestão de Restaurantes. A opinião dos proprietários é unânime. Não há profissionais para atuar na gerência dos bares e restaurantes, mesmo com a média salarial atrativa que varia de R$ 1,8 a R$ 7 mil.
No cenário atual, muitas vezes quem precisa fazer o papel de gerente é o próprio empresário ou um de seus familiares. Também é comum promover um garçom para o cargo de gerente, o que nem sempre traz bons resultados.
O curso presencial na sede da Abrasel teve início no dia 24 de abril, com carga horária de 304 horas. Ao todo são 12 professores que abordarão todos os tópicos necessários para profissionalizar a gerência do estabelecimento, desde a manipulação de alimentos até a área contábil: Informações & Estratégias de Mercado; Operações e Gestão de Recursos Humanos; Gestão em Custos e Controladoria, e Marketing e Vendas em Empresas Gastronômicas.
Segundo Luciano Ferreira Bartolomeu, presidente executivo da Abrasel – PR, Curitiba terá a turma piloto do curso, que deve ser replicado em outros Estados posteriormente. “O setor de gastronomia é promissor e a quantidade de bares e restaurantes vêm crescendo, mas não temos quem os administre e, por isso, muitos acabam fechando. Estamos iniciando o curso agora buscando ter profissionais capacitados até a Copa do Mundo”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário