A educação de jovens, premissa básica da atuação salesiana ao redor do mundo, fez história em Campinas. A ordem religiosa inaugurou colégios tradicionais da cidade, como o Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, Escola São José, e no Centro, o centenário Externato São João que se transformou em 1994 referência no trabalho social com crianças, jovens e adolescentes. Trocou o seu nome para Obra Social São João Bosco em 2004 passando a homenagear o patrono dos Salesianos.
Hoje a instituição possui quatro núcleos de atendimento a adolescentes, jovens e suas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e dois centros de educação infantil. A instituição desenvolve ações baseadas no sistema preventivo, pensado e executado por Dom Bosco.
Entre os trabalhos podemos citar os projetos de média complexidade, sendo eles: Liberdade Assistida, que atende em meio aberto jovens que cometeram atos de infração e o PAEFI , que atende crianças e suas famílias que sofreram violação de seus direitos.
A Obra Social São João Bosco também desenvolve projetos voltados a crianças e adolescentes, elas acontecem em horários contrários ao da escolar regular, através de cursos profissionalizantes, atividades de recreação, educação humana e reforço escolar.
A instituição possui parceiros como Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, Camargo Correa, CMDCA e Prefeitura Municipal de Campinas, alem de parceiros locais.
No entanto esta colaboração não é suficiente para manter o seu trabalho, necessitando assim de verbas provenientes de outros lugares como: Sócios contribuintes, doações, campanhas diversas.
Seja nosso parceiro
Precisamos de pessoa que acreditam que nosso trabalho pode sim fazer uma mudança significativa na sociedade.
Nosso site
WWW.ossjb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário