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terça-feira, 10 de março de 2015

Pequenos cidadãos conscientes

Escola canadense de ensino infantil e fundamental utiliza metodologia para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico

O conteúdo programático das diversas disciplinas é muito importante no que se refere ao aprendizado escolar padrão. Porém, na sociedade atual, a necessidade de formar indivíduos com pensamento crítico e ativos na sociedade é cada vez maior. E sendo a educação o ato de "aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano", a Maple Bear Canadian School, dedica-se em ensinar seus alunos não somente as matérias convencionais, mas também a aproveitar as experiências realizadas em aula para agregar valor à vida.
Baseado no atual sistema de ensino canadense, em conjunto com os parâmetros curriculares exigidos pelo Ministério da Educação do Brasil, os princípios mais destacados pela instituição são a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. Para que os alunos desenvolvam essas capacidades de maneira natural, os professores realizam atividades para incentivar o direito de se expressar, de forma a auxiliar os estudantes a concluírem suas atividades de maneira livre. “A questão é que nenhuma tarefa é entregue pronta ao aluno. Em todos os exercícios eles devem colocar a cabeça para funcionar e isso já é uma grande diferença. Eles não aprendem decorando conteúdo e sim realizando experiências, o que facilita no aprendizado e na formação de opiniões”, explica Tatiana Dorleans e Silva, diretora e administradora da Maple Bear Curitiba.
Todas as vivências e conhecimentos acumulados durante a educação infantil vão sendo moldados ao longo dos anos até chegar no ensino fundamental. Esses fatores em conjunto resultam em um indivíduo maduro, capaz de se expressar da melhor maneira possível e a pensar em soluções para diversas situações e problemas. Toda a metodologia da Maple Bear é voltada para a formação de um cidadão completo, que raciocina de maneira diferenciada, focada na concepção de vida e de futuro. Assim, os alunos desenvolvem-se acadêmica e socialmente, criando um ambiente propício para o aprendizado e a integração social.

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