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sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Especialista lista 10 tendências nas mídias sociais para 2014


Em cada início de ano o que não faltam são tendências para o ano que está começando. E a área digital também entrou na onda das possíveis apostas! 2014 será um ano que promete, principalmente para o Brasil, que terá dois eventos de destaque – Copa do Mundo e eleições. A comunicação cada vez mais ágil, dinâmica e eficiente não poderá faltar. Por isso, para saber o que vai pautar o mercado das mídias sociais em 2014, o especialista em redes sociais e CCO da kakoi Comunicação Ediney Giordani listou 10 tendências que todo profissional da área deve ficar antenado!


1 - Ações com foco no mobile


Com o crescimento do uso dos smartphones por parte da população, o conteúdo mobile será uma das tendências de 2014. Ações de marketing focadas no móbile e aplicativos terão papel de destaque no ano. Importante prestar atenção nas ações que a empresa realiza e ver se ela contempla esse meio. Por exemplo, uma ação de “clique aqui” ou “preencha acolá” são fáceis para o público dos celulares? Não? Então repense já sua estratégia.

2 - SAC 2.0 será diferencial


A tendência para o futuro é que cada vez mais os SAC´s tradicionais sejam relegados ao “mundo dos problemas”. As pessoas só irão ligar ou procurar as empresas quando sentirem que sua demanda não foram atendidas no ambiente online. Aí vale responder com agilidade tanto posts em redes sociais como e-mails.

3 - Monitoramento das mídias sociais

A profissionalização do serviço de mídias sociais, entre eles o monitoramento, será crucial para o sucesso de qualquer tipo de campanha em 2014. Como já falamos, as mídias sociais terão ainda mais abrangência, principalmente devido ao aumento da inclusão do mobile. Portanto, o trabalho de monitoramento será ainda mais relevante. Saber o que o público final fala de você, saber se comunicar com ele, e agir rapidamente em crises é mais que diferencial, é necessidade.

4 - Investimento no Google +


Investir em Google sempre é bom. Os resultados alcançados pelos clientes em seus negócios provam que é uma ferramenta essencial. O Google Plus passa por um processo forte de crescimento, mas ainda não encantou os brasileiros que migraram suas contas para o Facebook. Porém, mantém viva a chama Google com o velho Orkut. Para 2014, a aposta do mercado é a morte definitiva do Orkut migrando para o G+, o que forçaria um crescimento ainda mais acentuado. 2014 será um ano de atenção para o G+, mas o seu ano de auge deve ser mesmo 2015.

5 - Negócios nas redes sociais

O empresário terá que colocar a mão no bolso e profissionalizar essa comunicação. Há uma falsa crença nas empresas que as redes sociais são comunicação acessória, quando na verdade elas serão matizes no próximo ano. Saber em que tipo de postagem investir, qual o melhor momento para colocá-la no ar e quando responder são coisas que somente profissionais da área podem responder.

6 - Mídias sociais como lugar-comum para a integração da sociedade

Há movimentos na sociedade civil que atestam a versatilidade e a utilidade das redes sociais. Nos protestos de 2013 esse tema foi recorrente e voltará com força em 2014, quando se esperam ainda mais protestos. O meio desse encontro? As redes sociais! Em seus eventos, páginas e comunidades, as pessoas irão debater e marcar atividades. Em tempos de Copa do Mundo, a ferramenta será uma poderosa aliada.

7 - 2014 – ano de eleições e Copa do Mundo no Brasil


2014 será o ano em que o Brasil estará nas vitrines do mundo. A Copa do Mundo e as eleições trarão ao país movimentos distintos: de um lado, governo, políticos e empresas querendo, ou melhor, precisando demonstrar seu trabalho; de outro, os movimentos organizados, a população, os fãs de futebol, todos com sua opinião, expondo suas satisfações ou insatisfações. Na infraestrutura, as empresas de comunicação estão investindo na melhoria do 3G, implantação do 4G, fortalecimento da banda larga a cabo, tudo para dar conta da demanda que se apresentará. Não irá conseguir, claro, mas teremos uma sensível melhora no plano de comunicação digital no Brasil.

8 - Conteúdo é rei!

Toda estratégia de comunicação deve levar em conta a máxima de sempre: o conteúdo é o rei. Não importa quão ousadas sejam suas estratégias, seus sites, seus jornais, seus anúncios. Se eles não tiverem como embasamento um conteúdo relevante certamente serão relegados a um fracasso de comunicação. Planejamento é a palavra. Una ações. Torne-as relevantes, ofereça serviços agregados. O importante é saber que qualquer passo que você der terá como arma principal o “conteúdo”.

9 - Mídias sociais cada vez mais visuais

Conhecer o seu público é a principal arma que uma empresa pode ter a sua disposição na hora de definir a maneira que irá se comunicar nas redes sociais. Vejamos o exemplo da Rede Globo: a partir de abril de 2013 ela mudou a forma que se comunica com seu público, o telespectador. Como? Se colocou no papel dele. Deixou de dar links, deixou de dar resumos, deixou de publicar vídeos. Agora ela abusa das chamadas hashtags (#), torce para candidatos, usa de memes, tal qual um telespectador comum. O ganho da marca foi impressionante e alguém questiona a falta de infografia, por exemplo? Cada caso é independente e cada estratégia de comunicação também deve ser.

10 - Consumidores em constante mudança


Com o barateamento dos smartphones, outro fenômeno que se apresentará para as empresas é o “aumento” das classes. Como assim? Se antes poderíamos criar produtos, linguagem, peças direcionados para o público AB, em 2013 já vimos este leque aumentar para o C e em 2014 teremos a entrada do D. O que muda? Em regra o público “D” é menos escolarizado, ganha menos, porém tem o mesmo grau de exigência que as outras classes, mas com um diferencial: passará mais tempo nas redes. Haverá também o fenômeno da entrada de pequenas e microempresas se comunicando nas redes, pois esses também terão que se comunicar com o seu público.

Sobre a Kakoi Comunicação

A kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas no compromisso de abranger qualidade X resultado.

A kakoi realiza serviços como construção de sites, aplicação de SEO para posicionamento nos motores de busca, gestão de redes sociais, criação de templates e backgrounds personalizados, construção de landing pages, desenvolvimento e acompanhamento de campanhas Adwords, conteúdos para site, assessoria de imprensa, identidade visual, capacitação e treinamento, entre outros.

Sobre os sócios
Ediney Giordani é CCO - Chief Communication Officer da kakoi Comunicação, jornalista por formação/ pós graduado em novas mídias. Atua como Gestor de Redes Sociais e na criação de comunicação para clientes. Você encontra Ediney nas redes pelo @edineygiordani e no facebook.com/edineygiordani

Boby Vendramin é Planner e Diretor de Arte da kakoi Comunicação. Publicitário por formação e pós graduado em Planejamento e Gestão de Negócios. Você encontra Boby nas redes pelo @bobyvendramin e no facebook.com/bobyvendramin

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