Seguidores

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Isidro Blasco integra Bienal Internacional de Foto do MASP que chega a Curitiba nesta quinta, dia 12

Exposição que esteve no museu paulista chega ao Museu Oscar Niemeyer 

O artista espanhol Isidro Blasco, representado no Brasil pela curitibana SIM Galeria, irá expor durante a Bienal Internacional de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, que depois de passar quatro meses na capital paulista desembarca nessa quinta-feira, 12 de dezembro, em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. Com mais de 30 nomes confirmados entre brasileiros e estrangeiros, a mostra espera mudar a relação entre os museus e a fotografia e apresentar trabalhos que dialogam com o cinema, vídeo, pintura, performance e instalação. Curitiba será a primeira e a única capital onde a Bienal será exposta, além de São Paulo.
La Oleada, a obra que Blasco apresenta na Bienal, foi feita exclusivamente para o evento e reúne fotografias tiradas por ele no Brasil, durante sua participação na SP-Arte 2013. Em suas obras, o artista combina fotografia, arquitetura e instalação para explorar temas de visão e percepção em relação à experiência física. Normalmente começa selecionando um ângulo em uma sala ou ao ar livre e, em seguida, constrói um novo espaço a partir da perspectiva e ponto de vista.
A curadoria da Bienal é do Mestre em História da Arte, com passagens pelo MAC USP, MAM-SP, Funarte e diretor do Centro Cultural São Paulo desde 2010, Ricardo Resende. Ele, que foi convidado pelo Masp para idealizar e projetar o evento, afirma que buscou a fotografia nos mais variados locais e que o objetivo é o olhar sob a fotografia como arte. A Bienal tem como um dos objetivos dar um novo formato à coleção que o Masp constrói com a Pirelli desde 1990, que hoje tem aproximadamente 1.100 obras de quase 300 diferentes artistas. Além de reunir a produção atual, a Bienal de Fotografia irá orientar as aquisições feitas pela Pirelli. As outras 19 edições da coleção foram definidas, até hoje, por um conselho deliberativo formado por convidados e integrantes do museu e da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário