Seguidores

domingo, 27 de outubro de 2013

Dia Nacional de Controle da Obesidade

Cardiologista alerta sobre os riscos do excesso de peso à saúde do coração


Para alertar a população sobre os riscos do aumento da obesidade no país, será celebrado, no próximo domingo (27), o Dia Nacional de Controle da Obesidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o excesso de peso é um dos fatores mais graves para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Para o cardiologista do Hospital Cardiológico Costantini, Everton Cardoso Dombeck, ser obeso aumenta o risco de desenvolver problemas cardíacos, porque o acúmulo de gordura altera todo o funcionamento metabólico e, consequentemente, traz consequências danosas paro o coração. “Quanto maior a obesidade, maior o risco do paciente desenvolver hipertensão arterial , diabetes melitus e níveis elevados de colesterol e menor a disposição para praticar atividade física, fazendo com que o indivíduo perca as proteções que o exercício pode oferecer”.
As primeiras doenças que podem afetar os obesos são as vasculares, com maior incidência para o aparecimento de varizes, problemas circulatórios e aterosclerose arterial, que é o depósito de gordura na parede das artérias, aumentando o risco de um infarto ou de um acidente vascular cerebral (AVC). Dombeck ressalta que muitos pacientes que chegam ao consultório, com algum problema cardíaco, têm sobrepeso. “Se a herança genética é um fator considerável na geração das doenças em geral, o estilo de vida, alinhado aos hábitos alimentares saudáveis, são decisivos para o controle adequado do peso corpóreo verificados na balança, o que vai refletir diretamente na saúde do coração”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário