Seguidores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Rede Madero se antecipa à lei que obriga estabelecimentos a divulgarem as calorias dos alimentos

Foi aprovada nesta semana, em primeiro turno pela Assembléia Legislativa do Paraná, a lei que obriga bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis a divulgar as calorias de todos os seus alimentos. A rede Madero disponibiliza informações nutricionais e calóricas desde 2011 em todos os restaurantes. Essas informações são utilizadas, inclusive, em suas campanhas publicitárias, onde é informada a quantidade de calorias do carro-chefe da casa, o Cheeseburger.

As informações nutricionais, assim como as calorias, fazem parte do planejamento do restaurante a cada atualização de menu. Uma tabela com todos os dados dos pratos fica disponível em cada restaurante da rede caso o cliente tenha alguma dúvida. Além da tabela nutricional, a rede também disponibiliza informações sobre ingredientes alergênicos, para o caso de pessoas que possuam alguma intolerância como à lactose ou ao glúten, por exemplo. “Sabendo a composição nutricional do alimento oferecido, o cliente tem a oportunidade de fazer a melhor escolha pois, além do valor calórico são disponibilizados valores de macro e micronutrientes que permitem ajudar no controle da ingestão diária dos mesmos, principalmente pelas pessoas que tem que controlar o consumo de açúcares e sódio, afirma a nutricionista Debora Menegusso.
Todas essas informações e tabelas são desenvolvidas pela equipe interna de nutricionistas da rede e demonstra a preocupação do Madero pela qualidade de seus alimentos e a preocupação com a saúde de seus clientes. Junior Durski, chef dos restaurantes, afirma: “O cliente tem o direito de saber o que está comendo. Informar a quantidade de calorias e ingredientes de cada prato é obrigação de todo restaurante, pois lidamos com a saúde das pessoas”. A editora curitibana Elis Cabanilhas Glasser é celíaca e parabenizou o Madero pela iniciativa. “Não tem nada mais desagradavel - para o cliente e para a equipe - do que ficar perguntando todos os ingredientes que vão no prato. Excelente iniciativa”, comentou. A tabela nutricional do Madero pode ser encontrada no site do restaurante, junto com o cardápio.
A lei ainda deve passar por mais 2 votações antes de ser apreciada pelo Governo do Estado. Além das calorias, a lei, proposta pelo deputado estadual Pastor Edson Praczyk, prevê ainda a obrigatoriedade das especificações nas quantidades de sal e glúten. Os estabelecimentos que descumprirem essas regras poderão pagar multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário