Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Idosos são beneficiados com o uso de aparelho ortodôntico

Tratamento contribui para a distribuição equilibrada dos dentes e adequação de espaços para implante dentário.

Terceira idade é o termo utilizado para representar apopulação de indivíduos com mais de 60 anos de idade. Onúmero de idosos cresce de maneira significativa graças aosavanços na medicina, na tecnologia e na melhora dascondições de vida e de trabalho. "A expectativa de vidaaumentou e muito e as pessoas buscam viver melhor e com maissaúde para aproveitar esta fase especial", destaca oespecialista em Ortodontia e Ortopedia facial Gerson Köhler,integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacialem Curitiba (PR).
Assim como em qualquer idade, osidosos não devem deixar de lado os cuidados com a boca, osdentes e todas as estruturas relacionadas à área bucal.Também é preciso ficar de olho nos hábitos de vida."Alimentação inadequada, fumo, ingestão em excesso debebidas alcoólicas afetam a saúde bucal. A existência dedoenças sistêmicas, como problemas cardiovasculares,diabetes e câncer, e o uso de medicamentos são outrosfatores que influenciam as condições da boca. Procurar umprofissional especializado é imprescindível", afirmaGerson.
O tratamento em pacientes idosos é diferentedos mais jovens, pois eles possuem alterações no tecidoósseo que sustenta os dentes e podem apresentar perdasdentárias, extensas restaurações e várias próteses ouimplantes dentários. "O tratamento ortodôntico é eficaz paraa reabilitação bucal. É fundamental que o profissional leveem consideração as motivações e as necessidades do paciente,além dos fatores que podem causar limitações no tratamento",aponta Juarez Köhler, ortodontista e ortopedista facial quetambém compõe a equipe interdisciplinar da KöhlerOrtofacial.
O tratamento ortodôntico é indicado para acorreção das anomalias dentofaciais e, com as estratégiascorretas, os resultados são surpreendentes e muitosatisfatórios nas partes estética e funcional. "Aintervenção em idosos deve ser mais suave e o aparelho deveexercer uma força menor sob os dentes. Quanto mais simplesforem os procedimentos, mais fácil será lidar com o pacientee administrar todo o processo. É essencial elaborar umplanejamento detalhado, com objetivos claros e dar todas asorientações necessárias para o paciente", enfatizaJuarez.
Gerson observa que os idosos tem menospaciência, por isso o uso do aparelho ortodôntico não deveser muito prolongado. A pouca tolerância é apenas um dosdesafios enfrentados neste processo. A falta de motivação, apresença de enfermidades e o uso de remédios contínuos sãoobstáculos que não devem ser menosprezados. "A quantidade deosso alveolar também pode dificultar a movimentação dosdentes. Mesmo assim, com boa vontade e as técnicas certas épossível superar as barreiras", acredita o ortodontista,especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Ouso do aparelho ortodôntico pode visar à distribuiçãoequilibrada dos dentes na boca, a adequação de espaçoscausados por perdas dentárias para o recebimento de próteseou implante e até a resolução de traumas oclusais. Acorreção das anomalias dentofaciais facilitam a higienizaçãobucal, evitando a proliferação das bactérias que causam agengivite e a doença periodontal. "Os aparelhos estão cadavez mais modernos e discretos. Alguns modelos imitam a cordos dentes, ficando praticamente imperceptíveis, outros, emcasos seletos, podem ser colocados no lado interno, nãoficando expostos", acrescenta Juarez.
O envelhecimentoprecoce do rosto ocorre principalmente pelas alteraçõesfuncionais causadas pelas anomalias dentofaciais. Arespiração incorreta, por exemplo, realizada pela boca e nãopelo nariz, provoca distúrbios do sono e envelhecem a face."Com as correções, o rosto fica mais harmonioso e o pacientetem a sensação que rejuvenesceu alguns anos, elevando a suaauto-estima e contribuindo para o seu bem-estar", declaraGerson, professor convidado desde 1988 da pós-graduação emOrtodontia da Universidade Federal do Paraná(UFPR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário