Seguidores

terça-feira, 3 de março de 2015

Carinho e exames na prevenção do câncer de mama em cadelinhas

Quando dizem que carinho é um santo remédio, não estão exagerando. Ainda mais nos pets - que amam todo que é tipo de agrado. Agora, o melhor de tudo: este momento entre dono e pet pode ser muito bom para a saúde dos bichinhos.
Acontece que passar a mão na barriguinha pode ser muito útil para detectar sinais de uma doença fatal nas cachorrinhas: o câncer de mama. A enfermidade é comum dente todas as cadelas que não foram castradas e precisa ser tratada o quanto antes.
A médica veterinária do Hospital Veterinário HV Pró Vita, Rhéa Cassuli Lima dos Santos, explica que, se uma cadela não estiver destinadas para ser reprodutora, o ideal mesmo para prevenção total é a castração.
"Com o procedimento, conseguimos reduzir muito as chances de uma cadela desenvolver câncer de mama. Em cadelas castradas antes de seu primeiro cio, o risco de desenvolver câncer de mama é realmente bastante raro. Elas correm menos riscos de desenvolver câncer de mama na idade adulta" explica Rhéa.
O ato de castrar a cadelinha antes do primeiro cio diminui em até 95% de chances de câncer na idade adulta. "O câncer tem relação com a produção hormonal da cadelinha e se ela entra no segundo cio, no terceiro e assim por diante, as chances de cura diminuem" disse a doutora Rhéa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário