Seguidores

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

21º Festival de Curitiba


Em sua 21ª edição, o Festival de Curitiba chega à maioridade e se prepara para a abertura de um dos mais importantes festivais de teatro do Brasil.

Lucia Camargo, Leandro Knopfholz, João Fonseca, Chico Pelucio
Aconteceu no dia 8, pela manhã, no Teatro Paiol, coletiva de imprensa para divulgação do 21º Festival de Curitiba, que abre o calendário cênico brasileiro.
O diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, recebeu a imprensa para apresentar a programação de 2012, que inicia dia 27 de março e termina em 08 de abril, com cerca de 400 espetáculos previstos. Presentes também Chico Pelúcio, do Grupo Galpão e os curadores da Mostra, jornalistas Lúcia Camargo e Celso Curi.
Os jornalistas puderam conversar com o diretor João Fonseca, da companhia carioca Fodidos Privilegiados, que trás para o Festival duas peças de Nelson Rodrigues em comemoração ao centenário de nascimento do autor: “O Casamento” e “Escravas do Amor”. Compareceram também, os atores Sérgio Maroni e Juliana Baroni, ambos do elenco de “Escravas do Amor”.
O investimento para o Festival de Curitiba é de seis milhões de reais obtidos através de patrocínios e da Lei Ruanet de apoio à cultura.
“A gente busca envolvimento, patrocínio, apoios, artistas, público. Queremos refletir sobre o que está acontecendo na cena brasileira e internacional apresentando espetáculos diferenciados”, afirmou Knopfholz.
A peça espanhola “Los Pájaros Muertos” abrirá oficialmente a programação da 21ª edição do Festival de Curitiba com apresentação gratuita ao público, no Largo da Ordem.

Lucia Camargo e atores Sergio Marone e Juliana Baroni
A Mostra principal conta com 29 espetáculos, com 8 estreias nacionais e o Fringe (mostra paralela) com 368 espetáculos de variados gêneros da dramaturgia. Pode-se destacar entre as estreias da Mostra o espetáculo “Eclipse”, baseado na obra de Anton Tchékov, com o Grupo Galpão e a peça “Licht+Licht”, direção de Caetano Vilela, com o núcleo paulista da Cia de Ópera Seca.
Integram também, a lista de estreias “A Peça do Casamento”, com direção de Pedro Brício, “De Verdade”, dirigida por Márcio Abreu, da Companhia Brasileira, “Ah, A Humanidade! E outras exclamações”, da Pausa Companhia e “Caravana – Memórias de um picadeiro”, direção de Chico Pelúcio, do Circo Roda.

O ator Sergio Marone
“Como vem acontecendo em anos anteriores, com o objetivo de resgatar ou trazer novos espaços para a realização de espetáculos culturais, o Teatro Marista será mais uma opção de sala para a cidade”, destacou o diretor do Festival.
A “Mostra XXX” é a novidade do Festival este ano, trazendo, em sua primeira edição, programação e temática adulta explorando o erotismo e destacando a sexualidade. “A ideia nasceu a partir de conversas, sugestões e no fato de dois grupos estarem montando o mesmo espetáculo (Satyricom) simultaneamente”, explicou Knopfholz.
Completam o Festival de Curitiba os seguintes eventos: Gastronomix, Risorama, Guritiba, Mish Mash, Palco e Plateia e DeRepente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário