Casa Andrade Muricy e Museu Oscar Niemeyer oferecem opções de mostras fotográficas
Quem gosta de apreciar as imagens feitas por renomados fotógrafos pode aproveitar o período de férias para visitar as diversas exposições nos espaços da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC). A Casa Andrade Muricy (CAM) e o Museu Oscar Niemeyer (MON) abrigam mostras de fotografias que abordam diversos temas no cenário mundial e local.
Casa Andrade Muricy – Como forma de recuperar a arte e a memória de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil, que durante cinco décadas (1920-1960) registrou comunidades paranaenses, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e o Instituto Federal do Paraná organizam a exposição “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”. Na mostra é possível observar 62 fotos que destacam a arquitetura, o cotidiano, as escolas, os desfiles patrióticos, enfim, uma diversidade de temas pelos quais a Lapa e as cidades em seu entorno foram vistas pelas lentes do fotógrafo. A exposição, que tem entrada gratuita, está em cartaz até o dia 11 de março na Casa Andrade Muricy.
Na busca de compreender as relações sociais e a dinâmica dessa comunidade registrada por Glück, as fotógrafas Tânia Buchmann e Charly Techio apresentam uma exposição complementar com 20 imagens, intitulada "Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück".
Também até 11 de março na CAM está aberta para visitação a exposição “Zeitsprung - Salto no Tempo”, com cerca de 100 fotografias de Erich Salomon e Barbara Klemm. Os dois fotojornalistas possuem fundamental importância para a cultura alemã. O primeiro retratou de forma ímpar grandes acontecimentos políticos nas décadas de 1920 e 1930 e é considerado o pai do fotojornalismo político moderno. Já Barbara capturou momentos históricos focando o lado social e psicológico das personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário