Seguidores

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dois palcos no Largo da Ordem vão transformar Curitiba na capital do samba nos dias 2 a 5 de dezembro

Cerca de 25 grupos musicais vão transformar Curitiba na capital do samba a partir de quinta-feira (dia 2), às 18 horas. Organizado pelo Centro Cultural Humaitá e apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Festival Paranaense do Samba prossegue até o dia 5 de dezembro com dois palcos localizados no centro histórico de Curitiba.
O evento reúne diferentes gêneros e mestres de samba e da cultura popular – do samba rural ao carnaval –, visando mapear a presença do samba em todo o Estado do Paraná antes de se tornar anfitrião dos expoentes do samba nacional. “O Festival Paranaense do Samba tem potencial para se tornar a maior festa de cultura popular do sul do país”, assinala o presidente do Centro Humaitá, Adegmar Candiero.
O Festival tem início justamente no Dia Nacional do Samba, com uma série de apresentações com mais de 200 artistas, que vão se apresentar em dois palcos no Largo da Ordem – Ruínas e Bebedouro. “O Paraná possui muita história, muitos talentos que queremos evidenciar, porque as nossas origens precisam ser reverenciadas”, afirma.
Um dos talentos presentes nos quatro dias do festival é o da Mãe Orminda, do Grupo Divina Luz, uma das figuras de destaque do samba paranaense. Ela foi a primeira puxadora de samba do Brasil, tendo saído para puxar o samba enredo da escola de samba Dom Pedro II, em 1978. Com seu canto forte, puxa um repertório que não deixa ninguém indiferente. Já o compositor Caco, ex-intérprete do Melodia, segura um dos sambas mais animados da cidade e estará no palco Ruínas no dia 3 de dezembro. “Temos aqui muitas outras riquezas escondidas e convidamos todos os paranaenses a conferir”, aponta Candiero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário