Seguidores

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Curso sobre técnica que evita amputações reúne expoentes da ortopedia em Curitiba

Encontro, focado em planejamento de correção de deformidades e alongamento ósseo, acontece no Hospital VITA Curitiba, nos dias 11 e 12

Na próxima semana (dias 11 e 12 de junho), médicos ortopedistas de renome internacional estarão reunidos em Curitiba no Sulbrafix 2012 - Curso Sulbrasileiro de Planejamento Pré-Operatório para Correção de Deformidades Ósseas e Alongamento de Membros. Dentre os assuntos abordados no encontro está a técnica utilizada para evitar amputações de membros inferiores e superiores - na maioria das vezes causadas por acidentes de motocicleta. De acordo com Ministério da Saúde, em menos de dez anos o número de acidentes com motociclistas triplicou no Brasil. E, a cada seis meses, deixa mais de 100 mil pessoas inválidas. O curso, que abordará esse e outros tipos de acidentes que causam o problema será realizado no Hospital VITA Curitiba, e terá aulas voltadas tanto a ortopedistas, quanto a residentes dessa especialidade e de traumatologia.
O Sulbrafix reunirá médicos de várias nacionalidades, com destaque na área de reconstrução e alongamento ósseo, que participarão como ministrantes das aulas. Dentre os convidados, estão especialistas do Centro de Excelência em Reconstrução Óssea (CERO), do VITA Curitiba, dos hospitais da Universidade Federal Fluminense (RJ) e da PUC Campinas (SP) e, também, do Texas Scottish Rite Hospital, localizado na cidade de Dallas, nos Estados Unidos, instituição que neste mês será representada pelo médico ortopedista Alexander Cherkashin.



Como participar - As inscrições podem ser feitas por telefone, no (41) 3315.1876, ou via internet, pelo e-mail sam.curitiba@hospitalvita.com.br. O investimento, que inclui material didático e alimentação, é de R$ 500,00 para residentes e de R$ 1.000,00 para médicos ortopedistas. Para participar, é preciso também responder a um questionário. A certificação é online, enviada ao e-mail cadastrado do participante, após ser preenchida uma ficha de avaliação posterior e com a condição de ter participado de todas as atividades. Novas turmas do Sulbrafix 2012 serão abertas nos meses de agosto, setembro e novembro.

Sobre o CERO - O Centro de Excelência em Reconstrução Óssea do Hospital VITA Curitiba tem como finalidade treinar profissionais e desenvolver pesquisas e tecnologias relacionadas a cirurgias de reconstrução de membros e ao alongamento ósseo. Estes treinamentos são direcionados a profissionais da área da saúde, engenharia, biologia, entre outros. O CERO é coordenado pelo médico ortopedista Richard Luzzi e conta com uma equipe interdisciplinar, formada por enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e psicólogos para orientar e dar todo o acompanhamento necessário ao paciente.

Reconstrução óssea - Utilizada como tratamento prioritário em pacientes que antes recebiam indicação de amputação dos membros inferiores e superiores, seja por traumas ou infecções ósseas, acidentes e deformidades congênitas. As técnicas também são aplicadas no tratamento de algumas doenças congênitas, infecciosas, metabólicas ou degenerativas como a artrose, por exemplo. Essa técnica cirúrgica, além de evitar boa parte das amputações, acaba sendo mais acessível financeiramente, já que estudos comprovam que o custo de manutenção de uma prótese é três vezes maior que o tratamento ao longo da vida do paciente.

Alongamento ósseo - O processo de alongamento ósseo funciona promovendo o crescimento gradual e controlado simultâneo de ossos e tecidos moles (pele, músculo, nervos, vasos sanguíneos, etc.). Este novo crescimento é chamado de regeneração de tecidos. Ossos e tecidos moles se regeneram quando são tracionados a um ritmo muito lento, de aproximadamente 1 mm por dia. A técnica é utilizada para corrigir deformidades, anomalias congênitas, tumores ósseos e para aumentar a estatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário