Seguidores

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Petrobras prepara infraestrutura de transporte de equipamentos para o Comperj

Convênio com a Prefeitura de São Gonçalo viabilizará transporte de equipamentos especiais para o Complexo A Petrobras assinou, nesta segunda-feira (31/01), em cerimônia realizada no Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, Convênio de Cooperação com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo para a implantação da infraestrutura necessária (dragagem, píer e seu retroporto e via de acesso) para transporte de equipamentos especiais para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Na ocasião também foi assinado Protocolo de Intenções entre a Petrobras, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo para desenvolvimento do Projeto Porto Praia da Beira, a partir da infraestrutura construída pela Petrobras. Participaram da cerimônia o governador Sérgio Cabral, a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, e o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Um dos principais empreendimentos da história da Petrobras, o Comperj marca a retomada da Companhia no setor petroquímico e vai transformar o perfil socioeconômico de sua região de influência.
O Comperj tem o início de operação da sua primeira fase previsto para o final de 2013, com capacidade de processamento de 165 mil barris de petróleo por dia. Na segunda fase, prevista para 2018, será atingida capacidade total de 330 mil barris de petróleo por dia. As Unidades Petroquímicas têm início de operação previsto para 2017 e produzirão produtos petroquímicos básicos (eteno, propeno, benzeno, p-xileno e butadieno) e produtos petroquímicos associados (estireno, etilenoglicol, polietilenos, polipropileno entre outros). Serão produzidos, pela Refinaria, diesel, GLP, querosene, nafta, óleo combustível, coque e enxofre a fim de suprir o mercado nacional e fornecer matéria-prima para as Unidades Petroquímicas.
As obras de terraplenagem foram concluídas e as obras de construção e montagem das principais unidades de Refino foram iniciadas, com destaque para as unidades de Destilação Atmosférica e à Vácuo, Coqueamento Retardado e Hidrocraqueamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário