Seguidores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Casa Cor - Rio de Janeiro‏

Atrás da manutenção dos expectadores fiéis da mais badalada mostra de arquitetura e decoração do país, que andam meio cansados de ver as mesmas coisas na internet, nas revistas, e em outras mostras, o pessoal do Rio apelou para o que há de mais instigante: um dos mais belos palacetes da cidade. Trata-se da casa da família de Modesto Leal. O local abrigou festas célebres e memoráveis da história da cidade, entre tantos eventos, o casamento de Patrícia Leal e Antenor Mayrink Veiga, na década de 80.
O Palacete Modesto Leal é um imóvel residencial da cidade do Rio de Janeiro, construído por Antônio Januzzi e irmão, em estilo eclético, entre os anos de 1900 a 1905 e situa-se na Rua das Laranjeiras número 304, bairro das Laranjeiras.

O prédio com características arquitetônicas notáveis, foi erguido sobre as fundações de construção de 1882, por encomenda de João Leopoldo Modesto Leal. A sua fachada apresenta uma composição característica dos irmãos Januzzi, com três vãos em arco pleno ao centro e dois planos laterais.

Modesto Leal, comerciante português, fez fortuna no comércio de sucata, sendo considerado no início do século XX o homem mais rico do Brasil. Conde pela Santa Sé, após significativa doação, veio a falecer em 1936 nessa casa.

O palacete é tombado pela municipalidade carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário