Seguidores

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CIDADE PERUANA APRESENTA EXPERIÊNCIA COM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NA CICI2010

Julio Cesar Mungi Nuñez, prefeito de Monobamba, vai mostrar em Curitiba como transformou um pequeno município em referência internacional em decisões coletivas sobre gastos públicos

Uma cidade predominantemente rural, com menos de 5 mil habitantes, que busca na participação ativa de seus moradores o caminho para o desenvolvimento local. Esta é Monobamba, distrito da província de Jauja, na região central do Peru, que apresentará suas experiências de governança participativa durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010), que acontece em março, em Curitiba.
Apesar do tamanho da cidade, Monobamba se tornou referência internacional na implantação do orçamento participativo, mecanismo governamental democrático que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os investimentos públicos. A experiência fez até com que Monobamba coordenasse um projeto da União Européia voltado para o aprimoramento da gestão de cidades da América Latina. Em 2006, Monobamba se tornou também cidade-irmã de Porto Alegre (RS), outro município com tradição em orçamento participativo e que também estará representado na CICI2010.
O sistema foi implantado em Monobamba pelo prefeito Julio Cesar Mungi Nuñez, físico-matemático com 15 anos de docência universitária, que participará de várias atividades da CICI2010 e de seus eventos paralelos, como o 1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte, organizado pelas prefeituras de Santa Maria (RS) e de Chattanooga (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário