Seguidores

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BEABÁ DA MESA JAPONESA

A culinária japonesa tem uma tradição milenar e justamente por isso possui suas peculiaridades, que por algumas vezes evitam que as pessoas degustem os sabores niponicos. Talvez por vergonha de cometer gafes na hora de apreciar as iguarias. Nem todos estão habituados com hashis, sushis, temakis, entre outros. É por isso que Eduardo Pires, sócio-proprietário do restaurante Ippon Japanese Food, dá as seguintes dicas para você que tem bom gosto, mas nunca apreciou a culinária japonesa. Na entrada é um costume alguém recepcioná-lo com a palavra irashaimase (seja bem vindo). A resposta pode ser um simples aceno de cabeça.
A toalha quente que o garçom traz em seguida é para limpar as mãos, depois é só colocar na mesa. No Japão é um hábito limpar a testa e o rosto também.
Não há uma ordem exata para degustar os alimentos. Os japoneses normalmente começam pelo sashimi, mas antes do prato é bom pedir uma entrada leve, como o missoshiro. Para preparar o paladar, peça um chá verde durante as refeições.
O missoshiro deve-se levar próximo a boca. Nunca tome o caldo manipulando o hashi tomando o tchawan (recipiente no qual é servido o missoshiro). Não é falta de educação fazer barulho. No final a pessoa pode levar o tchawan junto a boca. Deve-se segurar o tchawan com a mão direita e nunca colocar o dedo polegar dentro do tchawan. As mulheres pegam com as duas mãos.
O recipiente de saquê deve ser segurado com as duas mãos e levado a boca, nunca inclinar-se à mesa. Existem dois tipos: o massú (para saquê frio) e o tyoko (para saquê quente).
A maneira correta de pegar o hashi (os talheres em palitos) é do meio para cima, pois facilita o movimento. Não espete o hashi na vertical porque se refere a morte. Chupar, gesticular e apontar o hashi para as outras pessoas também é falta de educação. Se não houver apoiador para ele faça um dobrando a própria embalagem do hashi. Deixe-o sempre em paralelo com o corpo, pois é mais fácil de pegá-lo. Os molhos só são usados no peixe cru. Nos sushis com alga e recheio de legumes não se deve colocar shoyu. No caso do sushi, devemos mergulhar somente o peixe no shoyu, pois o arroz pode desmanchar e ele já vem temperado. Tanto os sushis como os espetinhos devem ser pegados com as mãos e degustados com numa única bocada.
Não é falta de educação usar garfo e faca porque somos ocidentais. Existe o hashi que é preso pelas pontas (uma espécie de pinça) para aqueles que não sabem usar o hashi tradicional.
Agora, o restaurante Ippon Japanese Food o aguarda para você por em prática o quê aprendeu.


SASHIMI
Peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas com algum tipo de molho, no qual ele pode ser mergulhado (normalmente shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco ralado ou ponzu).

SAQUÊ
Bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz, tomado geralmente quente. Classificado na mesma categoria do vinho, o saquê é um fermentado natural, com teor alcoólico em torno de 16%, cujos ingredientes são água e arroz.

HASHI
São varetas utilizadas como talheres em boa parte do extremo oriente. Os pauzinhos são geralmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal,e modernamente de plástico. O par de pauzinhos é manuseado entre o dedo polegar e os dedos anular, médio e indicador, e serve para pegar pedaços de comida ou empurra-los diretamente da tigela para a boca.

SUSHI
Feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, vegetais, frutas, ou até mesmo ovo.

MISSOSHIRO
Sopa preparada com soja, hondashi, e cebolinha; algumas vezes acrescenta-se outros legumes. É servido antes do prato principal e deve ser consumido quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário