Seguidores

quinta-feira, 14 de março de 2013

O evento vai selecionar jovens entre 11 e 17 anos que receberão tratamento odontológico gratuito



No próximo dia 18 de março, a TdB e a Oral-B promoverão a maior triagem do mundo. O evento acontece simultaneamente em todo o Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal, e visa identificar crianças e adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. Em Curitiba, a ação acontece no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, a partir das 8h30 de manhã e a partir das 14h a tarde. Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.
A triagem
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
A seleção
Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.
O tratamento
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.
Sobre a TdB – Turma do Bem – A TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.
Sobre o projeto Dentista do Bem – Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando- lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 14 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País – em mais de 900 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 200 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 30 mil já foram encaminhadas ao dentista.
Sobre a Oral-B – Liderança em Cuidado Bucal – A marca Oral-B foi integrada à Procter & Gamble desde 2006 e possui uma linha completa de produtos de higiene bucal que inclui desde escovas dentais elétricas e manuais, especiais e interdentais, até fios, antissépticos e cremes dentais. Agora é possível encontrar ocreme dental Oral-B em quase todas as lojas do país, com opções específicas para alguns tipos de necessidades, como cuidado da gengiva e clareamento bucal, contando com opções para todos os bolsos. As escovas de dente da marca Oral-B são as mais usadas pelos dentistas no mundo.
Sobre a Procter & Gamble – A P&G toca e melhora a vida de 4,4 bilhões de pessoas ao redor do mundo com seu portfólio de marcas confiáveis e de qualidade. As marcas líderes da companhia incluem Pampers®, Ariel®, Always®, Pantene®, Mach3®, Pringles®, Downy®, Iams®, Oral-B®, Duracell®, Olay®, Head & Shoulders®, Wella®, Gillette®, Ace® e Febreze®. A P&G possui operações em 80 países e suas marcas estão disponíveis em mais de 180 países ao redor do mundo. Para mais informações sobre a P&G e suas marcas, acesse o site www.pg.com/pt_Br.
Coordenadora do projeto em Curitiba dra. Selma Rocha Santos também é embaixadora da Turma do bem em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário