Estudos realizados pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo, revelaram que o calor é um dos maiores inimigos para as dores renais. Segundo a pesquisa, em épocas mais quentes o corpo transpira mais, o que prejudica a hidratação corpórea. Neste caso, a urina ficando mais concentrada ajuda na formação do calculo renal.
Segundo Silvana F. Camilloti Guerreiro, proprietária da rede de laboratórios Labcen, é comum o aumento da procura por testes de urina no verão. Pois, é através deles que o médico poderá identificar algumas causas do mal, como alterações nas taxas de Sódio, Potássio, entre outros. “É possível ver pessoas que já sofreram de cólicas renais realizando determinados exames com a finalidade de controlar suas taxas sanguíneas e evitar novas crises”, acrescenta Silvana.
Como prevenir - A principal dica dos médicos para se evitar a formação de calculo renal é seguir uma dieta balanceada, com pouco sal e manter o corpo sempre bem hidratado. Tomar sucos cítricos como os de laranja, tangerina e limão podem ajudar na prevenção. Evitar o excesso de alimentos com taxa de sódio elevada, como o churrasco e a feijoada, é outro detalhe importante.
Dentre os líquidos que devem ser evitados estão o refrigerante, pela alta concentração de sódio, e as bebidas alcoolicas que, embora deem a impressão de matar a sede, excretam os líquidos do corpo facilitando a formação de microcristais nos rins, o que podem resultar na formação da famosa pedra no rim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário