Seguidores

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Senai e SNPP assinam protocolo de intenções

Paraná e Paraguai definem metas para os próximos cinco anos de parceria

O diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco, e o diretor do Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP) do Paraguai, Guillermo Sosa, assinaram, na última semana, um protocolo de intenções entre as duas instituições. Parceiro desde 2002 do SNPP, o Senai recebeu uma comitiva da instituição para alinhar as negociações que resultarão em projetos de cooperação técnica para os próximos cinco anos.
Secco comenta que este é um momento de expansão da parceira. “Já trabalhamos juntos há muitos anos, e esse é o momento de renovar todo esse trabalho. Tenho plena confiança que esse nosso acordo ainda trará muitos frutos para ambas as instituições”, ressalta o diretor. “Nosso objetivo hoje é garantir a continuidade desse trabalho, que só tende a crescer”, diz.
Há 11 anos, o Senai mantém um convênio com SNPP, em Hernandarias, município paraguaio a 20 quilômetros de Foz do Iguaçu. Pela cooperação, quase 30 mil jovens da província paraguaia de Alto Paraná já foram formados com a metodologia do Senai, em áreas como eletroeletrônica, metalmecânica, construção civil, informática, confecção e mecânica diesel, entre outras. Também são parceiros do projeto o Departamento Nacional do Senai, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Em workshop realizado em Curitiba, a comitiva fez uma prospecção para o SNPP para os próximos cinco anos, através da identificação das possibilidades de contribuição do Senai para produtos e serviços, infraestrutura, recursos humanos, sistema de gestão, inovação e interação com a indústria, academia e governo. Os paraguaios conheceram ainda durante a semana as unidades de Cascavel, Ponta Grossa, Araucária e da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), além do Núcleo Senai de Sustentabilidade e do Instituto Senai de Inovação.
Segundo Sosa, a visita da comitiva foi um grande processo de aprendizado. “Estamos sempre aprendendo com o Senai, de uma forma muito eficiente. Já nos sentimos em casa aqui, e consideramos a instituição como uma família”, enfatiza. O diretor do SNPP destacou também a importância da parceria para os governos. “Para o Paraguai, o Brasil é o país mais importante do mundo, e dentro do Brasil, nosso maior parceiro é o Paraná. É preciso trabalharmos juntos para alavancar a competitividade, criar inovação e atrair tecnologia para ambos os países. Todos só têm a ganhar”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário