Seguidores

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Campanha curitibana conscientiza sobre a importância da room tax

Existe em praticamente todas as cidades do mundo que contam com um Convention & Visitors Bureau (CVB) uma contribuição para o turismo, arrecadada de forma voluntária junto a hóspedes de hotéis mantenedores destes CVBx. Em cada país, região, e muitas vezes cidade, ela recebe um nome ou complemento diferente. Em Curitiba chama-se Room Tax / Doação Para o Turismo, em outras cidades só Room Tax, em outras Taxa Turismo, e por aí vai. Mas a realidade é que ela é voluntária e consiste na principal base financeira das ações realizadas pelos CVBx em benefício do turismo na região, e em especial, pela satisfação dos turistas.
Para ressaltar estas características e sensibilizar sobre a importância desta prática, o Curitiba Convention & Visitors Bureau criou uma campanha que está servindo de exemplo para outros CVBx b rasileiros. A campanha "Eu Apoio a Room Tax / Doação Para o Turismo" foi lançada em março deste ano e tem como objetivo mobilizar a comunidade, turistas e atores do turismo, especialmente da hotelaria, tais como: recepcionistas, mensageiros, departamentos de reserva e comercial.
Entre as ferramentas de promoção da campanha destaca-se o perfil no twitter @EuApoioRoomTax, onde diariamente são postadas novidades sobre Curitiba e Região enquanto destino turístico, além da realização de promoções e sorteios. "A campanha também prevê eventos temáticos voltados para os atores do turismo que têm contato direto com o turista, onde além da sensibilização à room tax/doação para o turismo, há também capacitação sobre as novidades do destino, o que favorece sua comercialização", explica Sueli Gulin Calabrese, presidente do Curitiba CVB. "A campanha também contribui para a percepção do retorno que a arrecadação traz para os próprios colaboradores. Em contrapartida, com os cursos de qua lificação, informativos, eventos e dicas nas redes sociais que oferecemos aos recepcionistas e demais colaboradores de hotéis, o turista tem sido melhor informado sobre as opções turísticas, gastronômicas, culturais e de entretenimento da cidade", destacou.
Até agora cerca de 130 profissionais já participaram de treinamentos ou eventos promovidos pela campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário