Seguidores

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Altiseg patrocina Projeto Ama Dablam no Nepal

Objetivo é incentivar um modelo de escalada mais justa com a montanha e o meio ambiente

Está em fase final de preparação a Expedição Ama Dablam, dos escaladores Marcelo Santos (Bonga), Maurício Clauzet (Tonto) e Alir Wellner (Mute). Os três irão escalar em setembro a montanha Ama Dablam, no Nepal, com 6.856m. Um dos objetivos é incentivar a preservação das montanhas, que são exploradas por agências de turismo que realizam as expedições comerciais.
Segundo os montanhistas, é comum atualmente as pessoas irem escalar tentando levar seus confortos e comodidades de um dia a dia urbano e tecnológico para a montanha. Isso se agrava nas expedições comerciais no Himalaia onde, com dinheiro, podem-se comprar diversos "luxos" da escalada, como cordas fixas por quase todo caminho, "personal Sherpas" (etnia local), que fazem tudo para o cliente, desde carregar todo o peso até armar a barraca na altitude. Estas facilidades acabam atraindo muitos turistas, sobrecarregando as montanhas e ocasionando problemas como o abandono de lixo.
“Buscamos uma abordagem mais simples, considerando uma escalada mais justa e autêntica, onde realmente teremos a oportunidade de conhecer os nossos limites e não os limites da operação comercial eventualmente contratada. Consideramos que escalar traga implícito em si a necessidade e a vontade de encarar as adversidades encontradas pelo caminho”, explica Marcelo "Bonga". A intenção dos alpinistas é a auto-suficiência. Eles mesmos carregam todo o equipamento, montam os acampamentos, cozinham, separam e destinam o lixo.
O percurso deve durar em torno de um mês, incluindo a aclimatação, o período do acampamento e a escalada em si. No cume da montanha, a previsão é de uma temperatura de até -25 graus. Comparado a outras montanhas do mundo, o Ama Dablam é bem alto, mas comparado aos seus vizinhos gigantes do Himalaia, alguns com mais de 8000m, como o Everest, Cho Oyu e Makalu, ele pode até parecer baixo. “No entanto, não é tão baixo assim, já que tem quase a mesma altitude da maior montanha das Américas, o Aconcágua, mas a sua escalada é muito mais vertical e técnica”, complementa “Bonga”. Ela é considerada uma montanha sagrada para os Sherpas e uma das mais lindas do mundo. Sua escalada é bastante desafiadora, com trechos técnicos tanto em rocha como em gelo.
A expedição conta com o patrocínio da Altiseg, de Curitiba (PR), especializada em segurança em altura. Também apóiam a escalada: EBS Sistemas, Banco Confidence, Axia Value Chain e Bonier Equipamentos.
A aventura poderá ser acompanhada pelo blog: http://amadablam2010.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário