O evento contou com as presença de diversas autoridades e representantes de instituições civis que desde 1993 uniram forças com a Seccional na campanha pela criação do TRF no Paraná. A atuação do advogado e ex-conselheiro da OAB Paraná, Marcos Stamm, na articulação para aprovação da PEC 544, foi destacada por várias autoridades presentes. Além do Paraná, mais três estados serão beneficiados - Minas Gerais, Bahia e Amazonas.
O senador Sérgio Souza, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criação dos Novos TRFs, lembrou que o Paraná sempre mostrou seu interesse, disposição e presença nos atos públicos em prol da causa. “Ninguém fez mais por essa proposta de emenda constitucional do que o Paraná”, disse. De acordo com o senador, a promulgação da PEC deve acontecer na próxima semana. “Já conversei com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e só não fechamos a data porque queremos unir as lideranças dos quatro estados num ato conjunto do Senado e da Câmara. Também conversei com o presidente do STJ, Félix Fischer, que disse estar elaborando o projeto de lei para implantação efetiva dos TRFs”, explicou.
União dos paranaenses - “É uma conquista da sociedade paranaense, que demonstrou que a união da bancada federal, das entidades e da sociedade civil são fundamentais para conseguirmos afirmação política do estado do Paraná”, afirmou o presidente da Associação Paranaense de Juízes Federais (Apajufe), Antonio César Bochenek. O juiz federal destacou ainda como fundamentais as atuações de Francisco Accioly Neto, presidente da OAB Paraná à época em que se deu início à campanha, e também dos advogados José Lucio Glomb e Marcos Stamm.
Ex-presidente da Apajufe, o juiz federal Anderson Furlan também esteve à frente da campanha. “É uma luta que conseguiu ser vitoriosa graças à dedicação dos juízes, advogados e sociedade organizada. Esse trabalho de convencimento e uma série de outros fatores fizeram com que a PEC fosse aprovada. Agora continua a luta pela instalação”, declarou Furlan.
O vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas, que conduziu a sessão plenária de quarta-feira (3), ressaltou que o Paraná deu grande contribuição para que a Justiça brasileira esteja mais próxima dos cidadãos. “O Brasil passará de cinco para nove tribunais regionais federais. Me sinto honrado de poder celebrar essa conquista, que é uma conquista do Brasil e não só do Paraná”, comentou Vargas.
O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet também compareceu. “Vim aqui para conversar com o presidente Breda e todas instituições envolvidas, colocando a Prefeitura à disposição nesse primeiro momento, para parcerias, até que se defina a sede definitiva”, disse Fruet.
O ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, destacou a união das forças políticas do Paraná. “É uma luta de muitos, das instituições civis, entidades de classe, das bancadas estadual e federal. Quando governador, conversei com o ex-presidente Lula, com Michel Temer e outras lideranças políticas. É uma alegria ver esse trabalho tendo êxito”, disse.
Instalação - “É uma conquista importantíssima, que uniu forças políticas do Paraná. O governador Beto Richa se colocou à disposição desde o início, inclusive oferecendo prédios do estado para receber o tribunal”, lembrou a secretária Maria Tereza Uille Gomes.
O diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Friedmann Wendpap, enfatizou que “o momento é de botar os pés no chão e pensar na instalação efetiva do tribunal”. “É muito importante para a Justiça Federal oferecer um serviço de altíssima qualidade e com baixo custo. Nós não podemos simplesmente nos entregar à força inercial da democracia. Temos meios de trazer um serviço altamente informatizado, com poucos funcionários e sedes bem instaladas”, disse o juiz federal.
Para o presidente da Comissão da OAB Paraná para instalação do TRF, Cléverson Marinho Teixeira, a criação do TRF no Paraná é sinônimo de uma Justiça mais próxima do cidadão. “O custo para que o cidadão vá em busca da Justiça em um país tão grande é muito maior do que as questões orçamentárias que alguns tentaram argumentar de última hora”, disse Teixeira.
Participaram ainda do ato solene o presidente do movimento Pró-Paraná, Jonel Chede; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo; os diretores do Grupo GRPCom Guilherme Cunha Pereira e Ana Amélia Filizola; a sub-procuradora geral da Justiça, Samya Saad Gallotti Bonavides; o promotor público João Vicente Romão; representantes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e da Fecomércio; os dirigentes da OAB Paraná Cássio Telles, Eroulths Cortiano Junior, Iverly Antiqueira Dias Ferreira e José Augusto Araújo de Noronha, o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Aramis de Souza Silveira; os ex-presidentes da Seccional, Alberto de Paula Machado e José Lúcio Glomb; além de deputados estaduais, conselheiros seccionais e presidentes de subseções da OAB Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário