Está chegando a hora e a vez da criançada no Festival de Curitiba 2013. Espaço especialmente pensado para os pequenos, o Guritiba tem em sua programação 14 espetáculos, shows musicais entre releituras de histórias clássicas da literatura infanto-juvenil, personagens da televisão, além de adaptações de obras de William Shakespeare. Este ano, o Guritiba será de 10 a 28 de abril, no Park Cultural. A abertura será com o show ‘Cante com Peixonauta’.
O Peixonauta aparece no Guritiba para alegria da criançada. A série infantil brasileira de grande sucesso na TV conta as aventuras de Marina, Zico e Peixonauta, personagens criados por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, que cantam e dançam músicas compostas por Paulo Tatit, Zé Tatit e Jonas Tatit. Com direção musical da Palavra Cantada, um dos principais grupos brasileiros de música infantil, tem direção cênica de Beto Andreetta da Pia Fraus e bonecos criados por Sidnei Caria da Maracujá Laboratório de Artes. A Palavra Cantada também apresenta seu show no dia 17.
A programação da primeira semana, a dos Clássicos Infantis, se completa com os espetáculos ‘Alice no País das Maravilhas’, ‘Os Três Porquinhos’, ‘Chapeuzinho Vermelho’ e ‘ João e Maria’, montagens da Cia. Le Plat Du Jour, que recriam com criatividade as conhecidas histórias infantis. Aqui, João e Maria ganham ajuda de duas aves que também enfrentam problemas por conta do desmatamento. Alice é uma garota de prédio que só quer conseguir brincar com os amigos. Os três porquinhos terão que se virar para escapar de dois açougueiros que querem carne de porco e a história de Chapeuzinho Vermelho é contada com coreografias de dança e de movimentos clownescos, mímica, manipulação de objetos e teatro físico.
Na segunda semana, Brasil em Forma de Bonecos, a companhia Pia Fraus mostra um retrato do Brasil, sua natureza e seu folclore, através da encenação por bonecos. Animais, números de circo e balões são alguns do recursos que a trupe usa para contar mais sobre nossa terra verde e amarela.
No mundo da Vagalum, Rei Lear vira ‘O Bobo do Rei’; Otelo é ‘Othelito’ e “Hamlet” se transforma em ‘O Príncipe da Dinamarca’, todos espetáculos premiados da companhia que fazem parte da Semana Shakespeare do Guritiba 2013.
Inspirado em Rei Lear, ‘O Bobo do Rei’ conta a história de um rei que decide dividir seu reino entre as três filhas, uma partilha que será feita de acordo com as declarações de amor que elas lhe fizerem. Os elementos trágicos originais de Rei Lear são substituídos pela graça e poesia do Palhaço, com músicas compostas especialmente para o espetáculo e cantadas pelos próprios atores, que também tocam instrumentos. ‘Othelito’ conta a história de “Otelo” com o humor da Commedia Dell’arte e o olhar do palhaço. E o clássico “Hamlet”, nas mãos da Vagalum se transforma em ‘O Príncipe da Dinamarca’, que como as outras duas conquistou prêmios importantes. Para Brandini, que é dos Doutores da Alegria desde 1994 e atualmente coordena o núcleo artístico da organização, a maior dificuldade para adaptar estes textos densos para o universo infantil “é a mesma para qualquer adaptação dos textos clássicos e principalmente os de Shakespeare: manter a essência do original e ao mesmo tempo torná-la interessante às crianças e jovens”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário