Seguidores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

24 propostas participam do Edital de Dramaturgia do Centro Cultural Teatro Guaíra

Proposta reativa o Teatro de Comédia do Paraná. Textos serão enviados para comissão curadora e montagem do selecionado acontece no primeiro semestres de 2016 

Vinte e quatro projetos foram inscritos no Edital de Dramaturgia do Centro Cultural Teatro Guaíra que reativa o Teatro de Comédia do Paraná. O prazo final de envio das propostas foi na última sexta-feira (15). Os envelopes foram abertos nesta terça-feira pela diretora-presidente do CCTG, Monica Rischbieter, pelo diretor artístico, Cleverson Cavalheiro, e pelo assessor da diretoria administrativo-financeira, Gilberto Carbonar.
O próximo passo previsto pelo edital é o envio dos 24 textos aos componentes da comissão curadora, composta por Valmir Santos (jornalista e crítico, São Paulo), Marino Júnior (presidente Icac, Curitiba), Laura Chagas (professora UEM, Maringá), Paulo Braz (curador Filo, Londrina), Rogério Pereira (diretor Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba) e por Alexandre Reinecke (diretor de teatro, São Paulo). O resultado do Edital será divulgado no dia 15 de fevereiro.
A montagem do TCP será apresentada em julho, no Guairinha e, posteriormente, seguirá em turnê por cidades do Paraná. Os melhores textos enviados para o Edital constarão num livro a ser editado pela Biblioteca Pública do Paraná.
“O número de inscritos mostrou que estamos no caminho certo. Há excelentes ideias e o que falta, muitas vezes, é o apoio para colocar em cena este material. O Edital de Dramaturgia é uma via para difundir este trabalho e preenche uma lacuna, a de espaço para os autores do nosso Estado. E o principal, coloca em cena, novamente, o Teatro de Comédia do Paraná”, afirmou o secretário de estado da Cultura, João Luiz Fiani.
A montagem do texto selecionado terá direção de Alexandre Reinecke, responsável também pela definição de cenários e figurinos. As inscrições para formação destas equipes acontecerão em fevereiro.
“A reativação do Teatro de Comédia do Paraná é uma grande responsabilidade para a esta administração. O TCP foi responsável pela formação de uma geração de grandes profissionais e também por montagens históricas. É uma honra ter novamente este projeto em andamento”, disse a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário