Serão três dias de apresentações de vários estilos e tendências musicais incorporados ao jazz
Nos dias 17, 24 e 25 de outubro, uma oportunidade rara para os jazzistas curitibanos: assistir os shows da 3ª Edição do Curitiba Jazz Meeting, evento que já integra o calendário cultural da cidade e reúne vários estilos e tendências musicais incorporados ao jazz. Neste ano, os teatros Guaíra e Paiol serão os lugares certos para quem gosta de sentar e ouvir música muito bem feita e bem intencionada.
O primeiro show do Curitiba Jazz Meeting deste ano, no Teatro Guaíra, é com o violonista André Geraissati, que se apresenta com a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência de Alessandro Sangiorgi. No dia 24, o Teatro Paiol recebe o pianista norte-americano Scott Kinsey. E, no dia 25, também no Paiol, a pianista Marília Giller toca com os músicos convidados Ian Giller (bateria), Allan Giller (baixo) e Emerson Antoniacomi (guitarra).
Ainda na agenda do evento, no Teatro Paiol, serão realizados dois workshops: no dia 24, com o pianista Scott Kinsey, às 14 horas; e no dia 25, com o violonista André Geraissati, às 18 horas, antecedendo ao show de Marília Giller.
Emblemático
A trajetória de André Geraissati é uma das mais emblemáticas da música instrumental brasileira. Surgiu para o grande público no final da década de 70, com o Grupo D’Alma, se apresentando nos principais festivais internacionais de jazz, estabelecendo-se com um dos grandes talentos do violão brasileiro. A partir dos anos 80, alçou voos mais altos tocando com Egberto Gismonti. Foi nesta época que lançou seu primeiro disco solo.
Sob o selo da Warner Records, André lançou os discos Insight, Solo e 7989, títulos que sempre se referem a afinações e cifras harmônicas. Integram ainda sua carreira musical os CDs Next, com formação bastante original: violão, dois teclados e uma moringa de barro, usada como percussão, Canto das Águas e Brazilian Image, ao lado do Flautista Paul Horn, indicado ao Grammy; e os DVDs Zimbo Trio/Egberto Gismonti/Hermeto Paschoal e André Geraissati/violão solo.
André participou de festivais de jazz internacionais como o de Montreux. Entre 2009 e 2010, fez uma turnê pelos países árabes e europeu levando uma música sofisticada e diferente dos estereótipos a 15 países.
Improvisador
Scott Kinsey, pianista de jazz começou a estudar piano muito cedo e logo se interessou pelos sintetizadores. Graduou-se no Berklee College of Music de Boston e mudou-se para Los Angeles. Logo estava em turnês pelo mundo com o grupo Tribal Tec, ao lado de Scott Henderson e Gary Willis. Scott também pode ser ouvido em trilhas sonoras. Grande improvisador, tem usado as mais avançadas tecnologias em equipamentos e instrumentação. Scott lançou seu solo CD, Kinesthetics, em 2006.
Os críticos afirmam que Scott não somente faz solos incríveis como também usa as diferentes vozes em camadas de tal maneira que cada nota é uma aventura tridimensional. Outros destacam que a arma secreta de Tribal Tech permanece sendo o tecladista Kinsey, que adiciona suas harmonias com a riqueza das provocativas vozes corais em contraponto com a linha melódica fazendo dele um dos mais criativos tecladistas solo da atualidade.
Sonoridade
Marília Giller iniciou os estudos de piano erudito em 1972, em Campinas, e música popular brasileira em Curitiba. Em 1978, tem os primeiros contatos com o rock progressivo motivando-a a compor. Entre 1990 e 1992, estuda Jazz piano em Montreux.
O estilo musical da pianista funde sons acústicos e sintetizados com elementos do jazz e do rock entre atmosferas de ritmos brasileiros, marcando em suas composições um panorama sonoro que transparece o mix urbano da sociedade atual.
Participa de vários grupos musicais e de inúmeros festivais. Começa carreira solo em 2002, organizando grupos de destaque como o Tripiscis e o JazzMaia, do qual faz parte ao lado dos Ian Giller e Allan Giller, e conta com o músico convidado Emerson Antoniacomi.
Serviço:
3ª Edição do Curitiba Jazz Meeting
André Geraissato e Orquestra Sinfônica do Paraná
Dia 14, às 19 horas
Teatro Guaíra
Ingressos R$10 e R$ 5
Scott Kinsey
Dia 24, às 19 horas
Teatro Paiol
Entrada franca
Marília Giller e músicos convidados
Dia 25, às 19 horas
Teatro Paiol
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário