Seguidores

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ENDURO A PÉ COM A TRILHA PÉ

A Trilha Pé Aventura é a única empresa que promove competições regulares de enduro a pé no Paraná. As competições são realizadas todo último domingo de cada mês. Têm duração de duas horas e cumprem um percurso médio de seis quilômetros.

As equipes podem ter entre dois a quatro integrantes, de qualquer idade, sem restrições. O enduro a pé exige pouco esforço físico e é uma atividade saudável que envolve caminhada, contato com a natureza, raciocínio lógico e trabalho em equipe.

Os eventos proporcionam um dia diferente, longe da TV e da preguiça, e ainda é possível sair de lá com medalha no pescoço. São duas categorias: graduados (para os mais experientes) e trekkers (para os trilheiros de primeira viagem). Além das medalhas, as equipes concorrem a um almoço no restaurante Dom Milton, localizado próximo ao Shopping Muller em Curitiba.

Para quem tem interesse, mas nunca participou, a Trilha Pé oferece cursos gratuitos sobre o funcionamento das provas. São mini-circuitos que acontecem sempre às quintas-feiras que antecedem as provas, às 20 horas na Praça Afonso Botelho (Praça do Atlético). No site (www.trilhape.com.br) estão disponíveis exemplos de circuitos para treinamento que podem ser realizados no Bosque do Papa.

A próxima etapa já tem data, hora e local: será dia 30 de Agosto (domingo) a partir das 9hs no Recanto Nativo, em Campo Magro. Essa promete ser a prova com um dos mais belos cenários até hoje. O Recanto Nativo fica em uma região privilegiada dos arredores de Curitiba, com mata nativa, trilhas ecológicas e nascentes de água mineral. Após a caminhada de quase duas horas, os participantes podem desfrutar de um delicioso almoço orgânico com alimentos cultivados no próprio local pela agricultora Sandra Mara Ribas, que recebeu da ONU o prêmio de Criatividade Rural Feminina, por seu projeto pioneiro na região.

Para receber as notícias sobre as próximas etapas, mapa de como chegar e outras informações é só fazer o cadastro no site www.trilhape.com.br.

Entendendo o Enduro a pé

Primeiro passo: Desenhando a trilha
A equipe Trilha Pé vai para a mata e caminha buscando trilhas e obstáculos naturais para serem percorridos. Definido o percurso, recomeçam a caminhada, desenhando as referências de orientação (sentido da caminhada). Levam na caminhada uma rodinha com um odômetro acoplado, para medir as distâncias em metros entre as referências.

Em função do grau de dificuldade, a caminhada é dividida em trechos. Para cada trecho é estabelecida uma velocidade em metros por minutos. Exemplo: 57 m/min. ou 39 m/min.

O resultado de todos os trechos é apresentado em uma planilha que possui páginas com as informações: identificação e a velocidade da caminhada no trecho, distância em metros entre as referências de orientação, o horário de prova que a equipe tem que estar na referência, o desenho da referência e uma observação. Esta planilha é entregue aos participantes das equipes.

Segundo passo: Formando a equipe
A caminhada é praticada em equipes que terão pessoas com três funções específicas: contador de passos, navegador e cronometrista. Essas funções podem ser divididas entre duas, três ou quatro pessoas dependendo do tamanho da equipe.

Preparando-se para a aventura:
A primeira tarefa dos participantes é transformar os metros em passos.
Antes de fazer isto, o participante contador de passos, deve saber o tamanho do seu passo. Exemplo: 1,5 metros ou 1,3 metros em cada passo.
Para transformar, divide a metragem pelo tamanho do passo e anota na planilha ao lado de cada metragem.

Começando a aventura e os desafios:
No dia da prova, cada equipe tem um horário de largada. As equipes partem para a caminhada em intervalos de dois minutos.
Ao partir, a equipe dispara um cronômetro e começam os desafios para cada participante da equipe.
a. O primeiro é do navegador que tem que indicar para a equipe para onde devem caminhar, tendo como referência os desenhos de orientação.
b. O segundo é o contador de passos que precisa contá-los de maneira correta para chegar às referências e também manter um ritmo de passada conforme a velocidade de cada trecho.
c. O terceiro é o cronometrista que vai informando para a equipe se ela está atrasada ou adiantada em sua velocidade, comparando o seu cronômetro com o horário de prova indicado da planilha.
Como todas as provas passam por subidas, descidas, trilhas, estradinhas, riachos e outros obstáculos o grande desafio é manter-se o tempo todo na velocidade definida em cada trecho.

Passo Final: O Resultado da aventura

A caminhada é uma prova de regularidade e não velocidade. A missão de cada equipe é manter-se o tempo todo na velocidade definida em cada trecho da planilha.
Nesta caminhada, as equipes são avaliadas por postos de controle, que registram o seu horário de passagem. Quem caminha na velocidade correta tem a melhor chance de sair vitorioso. Passar adiantado ou atrasado nestes postos de controle significa perda de pontos. Vence a competição a equipe que perder o menor número de pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário