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quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Em 2013, FCC apoiou iniciativas de diversas áreas culturais

A Fundação Cultural de Curitiba está ao lado de artistas e produtores que acreditam no potencial da cidade para eventos de arte e cultura. Em 2013, muitos empreendimentos de iniciativa particular foram realizados em parceria com a FCC e ganharam o apoio da instituição na forma de investimentos diretos e indiretos.
Mesmo não recebendo diretamente os recursos, inúmeros projetos tiveram apoio de mídia, espaço e infraestrutura (palco, som e iluminação), que representam importante parcela dos custos de produção. “Todas as iniciativas de artistas e produtores culturais merecem a atenção da Prefeitura, porque representam uma contribuição inestimável para o desenvolvimento da cultura em nossa cidade. Nesse sentido, a Fundação Cultural estará sempre de portas abertas para colaborar”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.
Desde o início do ano, ao lado dos eventos tradicionalmente realizados pelo município, como a Oficina de Música de Curitiba, o Carnaval e os festejos do aniversário da cidade, as iniciativas puderam contar com o apoio da Fundação Cultural, começando pelo Festival de Teatro. Além de recursos repassados diretamente pela Prefeitura, o Festival utilizou inúmeros espaços culturais do município, com toda a sua infraestrutura e pessoal.
Depois do teatro, outras áreas e projetos inéditos foram beneficiados. O Encontro Internacional de Graffiti “Street of Styles 2013” foi um deles. Realizado em abril, o evento reuniu mais de 250 escritores de grafite de 17 estados brasileiros e 12 países para debates, workshops e intervenções nos bairros da cidade. O apoio da Fundação Cultural consistiu no fornecimento de materiais e tintas para os grafiteiros.
O Olhar de Cinema 2013 – Festival Internacional de Curitiba, que aconteceu em junho, promoveu nove dias de exibições de curtas e longas-metragens pouco comuns nas salas de cinema. Além de filmes brasileiros, foram exibidos filmes dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França, México, Portugal, Canadá, Argentina e Reino Unido. A Cinemateca de Curitiba foi um dos espaços de exibição, cedida sem custos para o festival.
O FIH2, um festival de dança e cultura urbana que está entre os mais importantes do mundo, também encontrou abrigo em Curitiba. A Fundação Cultural foi parceira na realização desse evento, cedendo estrutura de palco, equipamentos para DJs, som e iluminação e divulgação. O festival reuniu em julho mais de 1.600 dançarinos de toda a América Latina.
A primeira edição do Litercultura - Festival Literário, realizado em agosto, teve importante apoio de material impresso, espaços para a realização dos eventos, além de divulgação. Autores consagrados participaram do festival, como Cristóvão Tezza, Ana Maria Machado, Miguel Sanches Neto, Sidney Rocha, Luís Henrique Pellanda e o jornalista Silio Boccanera.
Outro projeto na área de cinema que recebeu atenção foi o Curta Iguassu, já dentro de uma ideia que está sendo implementada de intercâmbio de festivais entre Curitiba e outras cidades. Os curtas-metragens premiados, produzidos em 48 horas, conforme a proposta da maratona cinematográfica realizada no ano passado em Foz do Iguaçu, foram exibidos pela Cinemateca.
A cessão de espaços e o apoio na divulgação também são formas de garantir a expansão, a cada edição, da Bienal Internacional de Curitiba – hoje um dos principais eventos de artes visuais do país. A Bienal ocupa salas de exposições em toda a cidade, inclusive unidades mantidas pela Fundação Cultural, como o Solar do Barão, o Museu Municipal de Arte e a Cinemateca. O Museu Municipal de Arte – MuMA também foi cedido em novembro à mostra oficial do CLIF – Curitiba Luz Imagem Fotografia, importante evento que reuniu importantes fotógrafos brasileiros.
Até para garantir isonomia no uso dos seus espaços, a Fundação Cultural instituiu um novo procedimento para atender aos pedidos externos de ocupação de teatros, salas de exposições e outras unidades. As solicitações devem ser feitas pela página da Fundação Cultural na internet (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br). Esse procedimento teve o intuito de profissionalizar e democratizar o uso dos espaços públicos, e ao mesmo tempo aprimorar o atendimento à comunidade.
Em todos os casos, o apoio de mídia também foi fundamental. A Fundação Cultural utilizou os seus recursos de marketing e assessoria de imprensa, divulgando esses eventos em suas redes sociais, no site da instituição e, seja em forma de matéria editorial ou de anúncio, no Guia Curitiba Apresenta, que tem grande circulação com os seus 40 mil exemplares (25 mil distribuídos como encartes no jornal Gazeta do Povo). No caso da Bienal de Curitiba, do Festival de Dança, do LiterCultura e do festival Olhar de Cinema, o reforço de divulgação foi ainda maior com a utilização do mobiliário urbano dos pontos de ônibus do centro da cidade.

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