Seguidores

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Festival exibe seleção dos melhores de Cannes no Shopping Novo Batel

Seis filmes premiados, imperdíveis para os apaixonados por cinema, serão exibidos entre os dias 6 e 12 de dezembro, no Cineplex Batel

Cinéfilos de plantão têm encontro marcado a partir desta sexta-feira (06), no Shopping Novo Batel, que apresenta uma seleção de filmes premiados no Festival Melhores de Cannes. A programação, que segue até a próxima quinta-feira (dia 12), inclui filmes como o drama "Amor", novo trabalho do cineasta austríaco Michael Haneke, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013 e vencedor do Palma de Ouro em Cannes. Os outros filmes da programação são "Indomável Sonhadora", "Dançando no Escuro", "A parte dos Anjos", "A Caça" e "Além das Montanhas".


Com quatro exibições nesta sexta-feira (às 13h40, 16h10, 18h35 e 21h), o filme "Amor" é apontado pela crítica como uma obra seca, fria, angustiante e nada romântica que promete deixar os espectadores nocauteados. O filme tem como intérpretes Jean-Louis Trintignant (Georges) e Emmanuelle Riva (Anne), que formam um casal de aposentados, que dão aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive fora do país. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. Em 2013, "Amor" levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e teve indicação como Melhor Filme, Atriz (Emmanuelle Riva), Diretor e Roteiro Original.

No sábado (dia 7) a programação conta com dois filmes: "Indomável sonhadora" (exibições às 14h e 18h25) e "Dançando no escuro" (às 15h50 e 20h20). Em "Indomável sonhadora", Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) é uma menina de seis anos que vive com seu pai Wink (Dwight Henry) às margens de um rio, em uma comunidade pobre. Um dia, ele descobre que está muito doente e decide que não quer ajuda médica. O filme do jovem diretor nova-iorquino Benh Zeitlin, de 30 anos, arrematou o Oscar de Melhor Filme, Direção, Atriz (Quvenzhané Wallis) e Roteiro Adaptado. Foi ainda vencedor de dois prêmios em Sundance 2012 --Grande Prêmio do Júri e fotografia--, e também do Caméra d'Or em Cannes 2012.

Já o filme "Dançando no escuro" ganhou o principal prêmio no European Film Awards dando a Björk a estatueta de melhor atriz. Se tornou o clássico premiado mais assistido dos últimos tempos. Palma de Ouro de 2000, conta a história de Selma (Bjork), imigrante tcheca e mãe solteira, que trabalha numa fábrica norte dos EUA e vive num trailer com seu filho Gene (Vladica Kostic), de 12 anos. Para sair um pouco da dura realidade, ela sonha com o mundo dos musicais de Hollywood, enquanto uma doença faz com que perca a visão aos poucos.

No domingo (dia 8), estarão o Festival Melhores de Cannes traz novamente "Dançando no Escuro" (às 13h45 e 18h20) e apresenta "A parte dos anjos" (às 16h20 e 21h). Dirigido por Ken Loach, "A parte dos anjos" narra a história de Robbie (Paul Brannigan), um rapaz perseguido pelo seu passado de delinquência, que está prestes a se tornar pai. Após escapar da prisão em um julgamento, é forçado a prestar serviços comunitários, quando conhece outros jovens problemáticos e Henry, que se torna seu mentor e o inicia na arte do uísque, onde ele descobre um talento real como degustador. O filme venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e teve indicação também à Palma de Ouro.
Entre segunda-feira (dia 9) e quinta-feira (dia 12), haverá nova exibição de "A parte dos anjos" (às 14h), "Indomável sonhadora" (às 16h), "A Caça" (às 18h15) e "Além das montanhas" (às 20h30). O filme "A Caça" aparece na seleção por ter recebido, em 2112, os prêmios de Melhor Ator (Mads Mikkelsen), Prêmio Ecumênico do Júri e Vulcain Prize for the Technical Artist no Festival de Cannes. Em "A Caça", Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo vai bem até que, um dia, uma de suas alunas inventa à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem qualquer tipo de comprovação, seja perseguido pelos moradores da cidade em que vive.
Encerrando a programação do Festival Melhores de Cannes, temos "Além das Montanhas", vencedor de Melhor Atriz (Cosmina Stratan e Cristina Flutur) e Melhor Roteiro. O filme é dirigido pelo romeno Cristian Mungiu, que pode ser considerado um dos nomes mais interessantes no novo cinema europeu. Após arrebatar o Palma de Ouro em Cannes com o arrasador "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", o diretor volta a investir na história de duas amigas, Alina (Cristina Flutur) e Voichita (Cosmina Stratan) que vivem em um monastério isolado. Alina viveu por vários anos na Alemanha e deseja voltar ao país, agora com Voichita, mas ela está feliz no convento, onde acredita ter encontrado um lar e a fé. Sem entender a amiga, Alina passa a enfrentar constantemente um padre local. Ele, por sua vez, passa a acreditar que a jovem está possuída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário