Uma especialista em etiqueta traz uma série de sugestões para não fazer feio nas festas de final de ano ou em qualquer ocasião em que for presentear Há menos de um mês para o Natal é grande o movimento nas lojas e shoppings de Curitiba. E se por um lado existem aqueles que preferem deixar para última hora, quem se antecipa evita atropelos ou esquecimentos. E mesmo com a com a lista de presentes em mãos, dúvidas não faltam na hora de agradar aquela pessoa especial. Se você também fica inseguro na hora de comprar presente para familiares, amigos e colegas de trabalho, a consultora em etiqueta Silmara Santos Adad, diretora da Pitacos Assessoria traz uma série de dicas para não fazer feio na hora de presentear.
Segundo a especialista, conhecer os gostos da pessoa que será presenteada, sem dúvida ajuda bastante, mas em se tratando de boas maneiras, é importante estar atento aos detalhes. "Se for presentear alguém do trabalho, por exemplo, é preciso dar presentes neutros, que não sejam íntimos, para evitar constrangimentos", destaca Silmara. Ela recomenda dar o presente com alegria e não simplesmente entregar o embrulho. "Isso demonstra educação e respeito pelo outro", afirma Silmara, que é professora e coordenadora do curso de Etiqueta Corporativa do Centro Europeu.
Presentear parece algo simples, no entanto, sempre há histórias constrangedoras relacionadas a um presente mal escolhido, ou brincadeiras comuns no final do ano, como o chamado "Amigo Oculto". "Nem todos gostam deste tipo de brincadeira, por isso, redobre o cuidado para não expor a pessoa que irá receber o presente. Colocar-se no lugar do outro é sempre recomendado, principalmente se a revelação do ‘Amigo Oculto’ acontecer no ambiente de trabalho", ensina a diretora da Pitacos.
Mais dicas
E para evitar ser deselegante em outro tipo de ocasião, valem algumas dicas simples: Para o Dia da Secretária, por exemplo, opte por um presente neutro e que não comprometa ambos os lados. E em festas de casamento, o presente deve ser enviado para a casa dos noivos antes da data do evento e, de preferência, com um cartão de felicitações ao casal. "Não se entrega presentes de casamento na festa de recepção", alerta a especialista. "Importante é levar em conta os gostos de quem se deseja presentear. Se a pessoa gosta de cozinhar, de frequentar bons restaurantes, de viajar, de receber amigos em casa, se é vaidosa, se gosta de ler ou de assistir filmes. Estas podem ser boas dicas para quem deseja presentear alguém", sugere.
Quem recebe o presente
Mas e como deve agir quem é presenteado? Silmara lembra que é de bom tom agradecer sempre, em qualquer situação. "O agradecimento é para a lembrança,
para a atenção que a pessoa teve ao pensar em você, pelo tempo e valor investido na
compra do presente". A especialista diz que, uma dúvida comum se a pessoa deve abrir o presente assim que o receber. "A resposta é sim. No caso de festas maiores, geralmente haverá um serviço de cerimonial que receberá o presente. Aí é conveniente identificá-lo para que o anfitrião possa agradecer quem o presenteou", revela. Agora, se o presenteado só abriu o presente no dia seguinte, é educado ligar para cada convidado que o presenteou agradecendo a presença e o presente. "São detalhes que fazem toda a diferença. Educação vale ouro!", finaliza Silmara.
Sobre Silmara Santos Adad
Além de Especialista em Etiqueta, Silmara Santos Adad é professora e coordenadora do curso de Etiqueta Social e Corporativa do Centro Europeu e professora convidada na disciplina de Etiqueta no curso Full Marketing da mesma instituição. É, também, professora de etiqueta na Casablanca Escola de Modelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário