Seguidores

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Luxo Internacional


O glamour das peças clássicas aliadas às linhas retas contemporâneas e à exclusividade do mobiliário feito à mão  são os grandes destaques da 1ª Mostra de Decoração Multicultural de Curitiba
O mercado de arquitetura e decoração vive em constante renovação e busca sempre na rica trajetória do design de interiores mundial a possibilidade de abrir o leque para novas criações repletas de história. Neste contexto, o mobiliário clássico continua presente nas tendências atuais, por vezes repaginado ou colocado como obra de arte em meio a uma composição contemporânea. O fato é que a riqueza de detalhes e a pompa ornamentada das curvas entalhadas na madeira e desenhadas nos estofados nunca sai de moda e continua a inspirar profissionais do mundo inteiro.
Voltada principalmente para a importação e comercialização de móveis e peças de decoração clássicas, trazidas de mais de dez países, a loja Mundo Egípcio Casa promove de 12 de abril a 15 de julho a 1ª Mostra de Decoração Multicultural de Curitiba. A idéia é explorar a diversidade histórica do design de interiores mundial, mesclada com as novas criações e com a realidade contemporânea das residências brasileiras, e proporcionar aos paranaenses uma experiência única de conhecer as múltiplas possibilidades de decoração. Nesta primeira edição, a mostra conta com 14 ambientes diversos, que exploram diferentes escolas e gêneros de decoração e prometem surpreender os visitantes. Confira os destaques de cada um e aproveite para pegar ideias e renovar sua casa ou escritório!



01) Estar com Office

Os arquitetos Fernando Schwertner e Rafael Carvalho apostaram nas principais tendências internacionais para compor o elegante espaço de 30 m2. Com referência contemporânea adornada por uma releitura de peças clássicas, o “Estar com Office” foi planejado em tons de preto e marrom para exprimir atemporalidade, sofisticação e sobriedade na decoração. Os destaques ficam a cargo dos acabamentos nobres que valorizam o design dos móveis, como laca e couro. “Procuramos utilizar peças clássicas com acabamentos diferenciados que fazem com que os objetos fiquem com um ar moderno. Desta forma a harmonia entre mobiliários de diferentes estilos fica completa e proporciona um efeito incrível”, definiu Fernando.



02) Oriente Clássico

Com a premissa de agradar orientais e ocidentais, o arquiteto Luiz Henrique Pinto Dias se inspirou na cultura egípcia contemporânea para criar um espaço cultural. Batizado de “Oriente Clássico”, o ambiente de 25 m2 é luxuoso e aposta na valorização dos detalhes da realidade oriental para exprimir glamour e sofisticação. “Criar este espaço foi um exercício de descoberta e interpretação de uma cultura que para mim era até então distante, mas que me impressiona muito por sua riqueza de ornamentos”, definiu Luiz Henrique.



03) Jantar e Lounge

Em 30 m2, a arquiteta Gisela Ribeiro proporciona um verdadeiro passeio entre as tendências decorativas. O “Jantar e Lounge” tem essência contemporânea valorizada por elementos decorativos clássicos repaginados, como a bombé estampada com tiras e quadrinhos e as cadeiras clássicas estofadas com detalhes em cristal e pés laqueados. “A mesa e o aparador valorizam a cor e a textura da madeira em conjunto com o vidro preto, cercados pelas poltronas em couro preto e pelos tapetes persas que são curingas na decoração”, pontuou Gisela.



04) Espaço Corporativo

Com 80 m2 o ambiente assinado pela arquiteta Claudia Christine Sovierzoski e pelos designers Cintia de Oliveira e Luiz Fernando Félix aproveita a tendência da mistura envolvente entre o clássico e o contemporâneo. Com predominância de peças modernas que abusam das linhas retas, o “Espaço Corporativo” enfatiza a credibilidade das cores sóbrias sem deixar de lado a personalidade da decoração. Como destaques modernos estão a poltrona exclusiva do designer Pedro Franco e o mobiliário Comics. “Esta linha inovadora deu uma identidade mais divertida ao local de trabalho”, afirmou Claudia. Do estio clássico, os profissionais enfatizaram os tapetes persas para delimitar os ambientes de acordo com o uso de cada um.



05) Escadaria dos Estilos

Com 58 m2, a “Escadaria dos Estilos”, idealizada pelo arquiteto Zeh Pantarolli e pelo designer Diego Miranda, conecta quatro andares com três patamares distintos entre si. Cada um tem como referencia um estilo de decoração: Moderno, Clássico e Contemporâneo, que exprimem a evolução dos estilos. “Nossa inspiração foi usar como conceito os estilos de design de interiores mais importantes na história mundial”, explicou Diego Miranda. Presente em todo o comprimento, a cortina e a parede azul funcionaram como curingas que se encaixam em todos as referências.



06) Living Mundo Egípcio

As arquitetas Iara Araujo Cunha Pereira e Luciana Cavalli criaram em 36 m2 um espaço elaborado para estar entre amigos e degustar um bom vinho com conforto e requinte. O “Living Mundo Egípcio” transmite elegância na escolha das cores, nas quais predominam os tons de marrom e azul. Os olhares se voltam para a mescla de países marcada pelos espelhos, mesa de centro e poltronas em chenile egípcios, pelos papéis de parede da Itália e Alemanha, pelas poltronas em Sued do Vietnã e pelos tapetes orientais.



07) Loft do Casal

Com referência ao estilo de moradia trazido de Nova York para o mundo que se estabiliza como tendência atual, o “Loft do Casal”, assinado pelas arquitetas Lisiê Tavares, Cristhiani Versan, Carolina Portes, alia a sofisticação do clássico com o frescor do contemporâneo. Dividido em Quarto, Estar e Jantar, o espaço de 65 m2 utiliza móveis e papéis de parede para delimitar os espaços integrados. Como destaque a linha Ítalo Brasileira da Doimo Brasil e peças do Vietnã. “Uma solução bacana foi criar nichos de gesso em uma das paredes para exibir objetos de decoração”, afirmou Lisiê.



08) Living Social Clássico

Como uma volta ao tempo até a França do século XIX, o ambiente criado pelo arquiteto Rogério Ruttiere retoma a imponência das peças elegantes que consagraram a decoração europeia ao longo dos anos. Sob o nome de “Living Social Clássico”, o espaço de 30 m2 conta com réplicas egípcias de peças do mobiliário francês. “Priorizei o uso de peças do Egito em toda a composição e fixei a cartela de cores em tonalidades de vermelho, vinho e dourado”, definiu Rogério.



09) Espaço Luxo

Em 23 m2, a arquiteta Renata Mueller se inspirou no brilho inconfundível do ouro para conceber um espaço digno de palácio. Com predominância das nuances preto e dourado, o “Espaço Luxo” destaca a riqueza do mobiliário clássico pontuado por seis cadeiras egípcias do Cairo revestidas em seda Rústica, um sofá italiano Chesterfield em veludo preto e vasos iranianos com pintura à mão em ouro. “As cadeiras egípcias em estilo Luiz XV dão um charme à parte para o ambiente, que exemplifica o luxo extremo na decoração”, afirmou Renata.



10) Estar da Lareira

Os arquitetos Conrado Lorenz Lourenço e Deborah Cristina Guedes também aproveitaram a mescla dos estilos clássico e contemporâneo para a criação do “Estar da Lareira”. No espaço de 26,20 m2, os profissionais exibem para o público a sintonia entre peças diferentes combinadas com moderação e exprimem o efeito acolhedor e confortável do espaço voltado para o convívio familiar. Como peça-chave, um armário chinês com pintura feita manualmente funciona como apoio de objetos e como móvel bar. “Outro grande destaque fica por conta do lustre de cristais egípcios disposto logo acima da lareira abastecida com etanol, que oferece o brilho natural do fogo aliado ao brilho das pedras”, afirmou Conrado.



11) Estar da Família

A arquiteta Patrícia Vertuan desenvolveu um ambiente leve e fluido para momentos em família, com cores que trazem aconchego e personalidade para a casa. Com apenas 25 m2, o “Estar da Família” tem espaço para acomodar diversas pessoas confortavelmente nas poltronas vermelhas, no sofá retrátil de três lugares e no banco floral. “O papel de parede que reproduz madeira de demolição traz um toque acolhedor, que se contrapõe de certa forma com as linhas retas do mobiliário. Nas paredes, espelhos substituem quadros e dão amplitude ao ambiente”, afirmou Patrícia.



12) Estar e Jantar da Casa de Praia

Neutro e atemporal, o ambiente assinado pela arquiteta Keyla Kinder aposta na leveza dos materiais naturais para exibir a tranqüilidade dos momentos de lazer. Com 35 m2, o “Estar e Jantar da Casa de Praia” possui uma cartela de cores que sai do cru e passa por diversos tons de bege e possibilita um efeito despretensioso e sofisticado. O contraste dos elementos neutros com os objetos prata e com o papel de parede branco sobre branco confere a elegância sugerida para um espaço feito especialmente para receber amigos e familiares. Destaque para o tapete da Turquia, a mesa de centro do Vietnã e os vasos com escamas de peixe.



13) Suíte do Casal Árabe

A designer de interiores e paisagista Miriam Paulus deu vida a um ambiente conceitual e tipicamente egípcio. Com 20,86 m2, a “Suíte do Casal Árabe” explora peças da cidade de Alexandria e da região da Damiatta, no Egito, como os criados-mudos, a cristaleira, a bombé e os objetos decorativos. “Escolhi móveis e objetos que evocam com perfeição o clima oriental e proporcionam aos visitantes caminhar pela cultura extraordinária dos egípcios e observar a beleza artística produzida por eles. Para enriquecer ainda mais, escrevi um poema que foi transcrito em árabe e pode ser visto na mostra”, explicou Miriam.



14) Varanda

Com uma linguagem contemporânea com predominância de cores neutras e revestimentos rústicos, o ambiente de 52,24 m2 assinado pelos arquitetos Daniela Sumida de Albuquerque e Guilherme de Albuquerque foi idealizado para receber amigos de forma aconchegante e alegre. O mobiliário confortável com pinceladas em tons vibrantes das Linhas Vietnã e Tailândia cria uma atmosfera envolvente na “Varanda”, que é dividida em Sala de Estar, Lounge e Sala de Jantar. “Um dos detalhes mais ricos é o tampo da mesa de jantar e da mesa de centro do lounge, que conta com um belo trabalho de composição entalhada”, pontuou Daniela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário