Seguidores

terça-feira, 24 de abril de 2012

Jornada de Literatura e Arte celebra mês do Livro

Num país onde a média de leitura é de quatro livros ao ano, despertar o interesse de crianças e jovens pelo tema é o desafio da AEILIJ, que está à frente da organização

No mês do livro, o Shopping Novo Batel apoia a realização da Jornada de Literatura e Arte, evento que tem a organização da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), e que pretende estimular o gosto pela leitura entre crianças e jovens. A programação inclui lançamento de livros, oficina de ilustração para crianças, palestras para pais e educadores, customização ao vivo de bonecos toyarts e contação de histórias. O evento também celebra o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, comemorado em 2 de abril, em homenagem a Hans Christian Andersen.
Cientes do tamanho do desafio, as organizadoras preparam uma intensa programação, que vai reunir os principais nomes paranaenses da literatura e ilustração, entre os dias 26 e 29 de abril. Segundo Ana Claudia Xavier, "a proposta é oferecer, em um ambiente motivador, o contato com a arte, os artistas, os escritores, os ilustradores e a literatura, abrindo assim as portas para o universo criativo", afirmou a organizadora.
Entre os autores convidados está a escritora e ilustradora curitibana Heliana Grudzien, premiada no 9º Festival Internacional do Livro, realizado na Polônia; a escritora catarinense Cléo Busatto, mestre em Teoria Literária que produz e narra histórias em CD-ROMs; a professora e ilustradora Lucilia Alencastro; a ilustradora Maria Inês Piekas; a artista Plástica, ilustradora e escritora Márcia Széliga; a escritora peruana radicada no Brasil Gloria Kirinus; a artista Gabby Jarkriz, entre outros artistas.



Retratos da Leitura no Brasil

Divulgada no início de abril, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que avalia o comportamento leitor em todo país, revelou que o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano. A pesquisa mostra que aproximadamente 49% das pessoas leem mais hoje do que em 2007, quando esse número era de 40%. O estudo revelou que os professores passaram do segundo para o primeiro lugar entre os que mais incentivam a leitura, ultrapassando a importância das mães como responsáveis por despertar o interesse pelos livros. Outro aspecto do estudo é que para 64% dos entrevistados "ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua condição socioeconômica". Queda nos preços dos livros, aumento do poder aquisitivo e também uma maior aposta nas novas tecnologias, como os e-books são alguns fatores responsáveis por aquecer o mercado editorial brasileiro, que ainda tem muito a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário