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sábado, 16 de outubro de 2010

Congresso Brasileiro de Representantes Comerciais em Curitiba

O setor de representação comercial, que reúne hoje cerca de 1 milhão de profissionais em todo o Brasil e cerca de 40 mil no Paraná, estará em debate nos dias 15 e 16 de outubro, no Estação Convention Center, em Curitiba. Um dos objetivos é alertar o representante comercial sobre a utilidade das novas ferramentas tecnológicas em seu dia a dia. Blogs, mídias sociais, internet 3G, softwares para controle de estoque, reuniões por webconferência e outras ferramentas tecnológicas que pode dar suporte ao profissional. De acordo com o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná, Paulo Nauiack, utilizar tais ferramentas para substituir longas e desgastantes viagens, custos fixos com escritório e equipe de apoio, etc, tornou-se uma alternativa mais saudável e rentável para a categoria. "O representante pode usar as mídias sociais para monitorar a necessidade de seu mercado e para apresentar s eus produtos. Pode promover suas ações utilizando um blog e atender seu cliente com conferências via internet, o que não substitui a presença física, mas com certeza reduz a necessidade da freqüência. É uma alternativa bastante eficaz, mais efetiva que um e-mail marketing e mais barata que o método convencional", justificou.
Para o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana, "o perfil do representante comercial mudou e há a necessidade de novas discussões para que se tenha um acompanhamento da evolução da indústria e do próprio comércio, não só no Paraná, como no País inteiro", considera. "A comunicação adiantou-se muito e é rápida. O sistema de vendas é instantâneo e os pedidos são tirados e colocados diretamente nos estoques das empresas", exemplificou.
Já o diretor da Escola de Vendas do Brasil (UniveB), Adriano Lunardon, garante que "vender se tornou uma ciência, pois não basta só entender de negócios, de técnicas. É preciso ser realmente um empresário, um gestor de clientes e entender de gestão, de fidelização. Estes conceitos, que antes eram meros diferenciais, são hoje obrigatórios para o profissional que não quer sair do mercado nos próximos cinco anos", descreve. "O recado vale também para as empresas que precisam se enquadrar em um novo conceito de gestão, o chamado Teambuilding, conceito de empresa vendedora, onde todos dentro da empresa precisam estar preocupados com o atendimento ao cliente", finalizou.

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