Seguidores

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dicionário da moda

Dicas My Tons de moda e estilo

No mundo da moda, alguns termos usados ás vezes não são muito comuns ou fáceis de entender, mas são de grande utilidade para quem gosta de se vestir bem e estar antenado na moda. Pensando nisso, a My Tons dá algumas dicas e definições para te ajudar a entender um pouco mais do universo da moda. Confira:

NUDE: A cor do momento. As roupas de tons nude (cor da pele) é sucesso neste inverno e vão continuar em alta no verão. Fácil de usar, versátil e chique, esse tom ganha mais glamor com acessórios. As tonalidades do nude são: pérola, bege, cáqui, salmão, tons rosados, tons pastéis, gelo, enfim, tudo que lembre a tonalidade cor da pele. O nude é básico e sofisticado e tem um toque romântico.

HABILLÉ: São trajes para festa em que o traje masculino é o traje de passeio completo. É um vestuário elegante, sofisticado. Os modelos de vestidos habillé são indicados para festas black tie.

HOMEWEAR: Em bom português, “roupa para se usar em casa”. São peças confortáveis e descontraídas, mais usadas em casa. São roupas que primam pelo conforto e simplicidade, mas com estilo, deixando de lado roupas desleixadas ou um visual largadão.

CHEMISIER: O Chemisier é um vestido-camisa, versátil e que alonga a silhueta. Ele nasceu nos anos 50 e foi inspirado na camisaria masculina, com o conceito de uma camisa feminina em forma de vestido. O Chemisier é uma roupa que pode ser usada no trabalho e até em uma festa, estando caprichado no tecido e nos acessórios; e, além disso, também pode ser usado em qualquer estação do ano.

TRENCH COAT: O clássico trent coat é um casaco de chuva, que protege do frio e da umidade, feito em couro, algodão ou gabardine, com tamanho na altura do joelho ou um pouco maior. Hoje ele pode ser usado com calças de alfaitaria, jeans, vestidos e até sozinhos.

ALFATARIA: Alfaiataria vem de alfaiate, que é o profissional especializado em fazer peças sob medida para homens. Ternos, camisas, calças, paletós, blazers, coletes… enfim: peças masculinas. Antes , isso era exclusividade para os guarda roupas masculinos. Depois que praticamente todo o guarda roupa masculino se transformou em unissex, passamos a usar o termo Alfaiataria para nos referirmos à todas as peças que antes eram feitas somente pelos alfaiates, e que hoje encontramos em quase todas as lojas femininas.

CARDIGAN: Cardigan é uma peça de vestuário em lã abotoada na parte frontal. Esta peça de roupa foi criada durante a primeira metade do século XIX por James Thomas Brudenell, no País de Gales. Militar na Guerra da Crimeia, sentia-se pouco à-vontade dentro do seu pullover regulamentar, e costurou o seu próprio cardigan. Mais tarde, o cardigan viria a ser aperfeiçoado, passando pela adição de botões na parte frontal da peça de vestuário.

JAQUETA PERFECTO: A jaqueta perfecto tem um o estilo policial, punk, motoqueiro ou de rebeldia dos anos 50. John Perfecto, o americano descendente de italianos que criou, em 1937, o que conhecemos hoje pela jaqueta perfecto: jaqueta em couro, com cinto na barra e fechamento de zíper (inclusive nos bolsos), com destaque para o leve ângulo diagonal que o zíper faz na altura da lapela. Ela é uma versão da jaqueta aviador, que era, originalmente, curta e amarrada na barra.

JEGGINGS (Legging + jeans): Sem os fechos, zíperes, botões, bolsos e rebites típicos de uma calça jeans, a peça funciona exatamente como uma legging, só que feita de denim e com muita elasticidade para garantir o conforto.
Alda Pontes, proprietária da My Tons, na elegante recepção da boutique

Nenhum comentário:

Postar um comentário