Seguidores

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Radiocirurgia, técnica que permite o tratamento dos tumores cerebrais sem cirurgia

Uma das melhores formas de tratamento de tumores que podem surgir no organismo é a remoção cirúrgica, pois permite a eliminação total ou da maior quantidade de tecido do tumor do paciente. O sucesso de uma cirurgia depende muitas vezes da localização, ou seja, qual região do corpo está situada determinado tumor. No cérebro, o tratamento cirúrgico é de difícil acesso, uma vez que a mínima manipulação de seus tecidos pode causar seqüelas nos pacientes, tais como paralisias, dificuldade fala ou problemas intelectuais.

Radiocirurgia

Disponível no Brasil, o recente procedimento de Radiocirurgia, que envolve alta tecnologia, já se tornou a técnica mais utilizada nos países de primeiro mundo. Apesar do nome, esta técnica não requer incisões cirúrgicas, é realizada com anestesia local, através de aplicações de radiação ionizante, é indolor e não gera riscos, atinge com precisão tumores cerebrais (benignos ou malignos), o paciente é submetido ao tratamento ambulatorial, fica acordado e pode ir para casa no mesmo dia.

Indicações

Os pacientes com lesões cerebrais e tumores devem passar por uma avaliação preliminar, o que é determinante para se confirmar à necessidade do tratamento. Alguns dos tumores que podem ser tratados por esta técnica são:

-meningiomas;

-neurinomas;

-gliomas;

-metástases.

Vantagens

Entre as principais vantagens da Radiocirurgia para o paciente destacam-se:

- a preservação de áreas nobres do cérebro;

- o procedimento não causa lesões em outras estruturas;

- os efeitos colaterais são reduzidos;

- não necessita de internação por se tratar de um procedimento ambulatorial;

Segundo o neurocirurgião Carlos Alberto Mattozo, que também é professor de neuroanatomia e neurociências, da Universidade Positivo, “a Radiocirurgia trouxe um grande avanço para neurocirurgia, trata-se de um procedimento extremamente digno, proporciona aos pacientes um rápido restabelecimento e retorno às atividades normais no dia seguinte”, diz.

Dr. Mattozo especializou-se em lesões cerebrais e tratamento de tumores, durante dois anos, na Universidade da Califórnia nos Estados Unidos e agora oferece o procedimento de Radiocirurgia em nosso estado.

Mais informações podem ser obtidas pelo email neuromattozo@hotmail.com ou pelo telefone (41) 3095 1969 / (41) 9927 5115

Nenhum comentário:

Postar um comentário