Resolver dar uma limpa na lixeira e em arquivos que não usa mais (pelo Shift + Delete) é uma situação normal. Mas, deletar um arquivo que era importante e que você não gostaria de ter excluído é uma situação que pode ser desesperadora, dependendo do grau de relevância do arquivo. Daniel Filla, diretor da Explay soluções em web design, informa que não é preciso mais ficar aflito, pois em alguns casos é possível recuperar o arquivo deletado.
Filla conta que existe um programa chamado Recuva, que é um dos mais respeitados quando se trata de recuperar arquivos perdidos. Porém, o web designer explica que nem todos podem ser recuperados.
Aprenda:
- Ao abrir o Recuva clique sobre “opções” e selecione a guia “ações”;
- Habilite as definições “mostrar arquivos encontrados em diretórios ocultos do sistema” e “mostrar arquivos removidos de modo seguro” e clique em “Ok”;
- Escolha qual dispositivo será feita a busca (pendrive, partição, disco rígido, etc.);
- Para iniciar a busca clique em “verificar”;
- Cada resultado é marcado por um circulo: vermelho: irrecuperável, amarelo: qualidade pobre, verde: qualidade boa.
- Selecione os que deseja recuperar. Clique em um deles com o botão direito e em “recuperar marcados”.
- Selecione o destino. É aconselhável que o destino do arquivo seja outro dispositivo que não o original, outro HD ou Pendrive. Depois,clique em “Ok”.
- Se não der certo, ainda existe o modo de pesquisa profunda. Para utiliza-lo clique em “opções”, na guia “ações” habilite a opção “verificação profunda (aumenta o tempo de verificação)”. Clique em “Ok” e repita os mesmos passos anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário