Dentro de quatro anos, 12 cidades brasileiras vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, evento que trará para o país não apenas as atenções do mundo todo, mas também cerca de 500 mil turistas estrangeiros, segundo previsão do Ministério do Turismo. Segurar estes visitantes o maior tempo em solo paranaense, divulgando nossa diversidade natural e cultural, é um dos grandes desafios, e que dependem diretamente da hospitalidade. Assegurar a melhor recepção aos turistas é o propósito do Programa de Qualificação no Turismo, que foi apresentado nesta quinta-feira (17), a lideranças e representantes do setor turístico, na Câmara Municipal.
Em Colombo, o Circuito Italiano de Turismo Rural, as belezas naturais da Gruta do Bacaetava, a gastronomia, a produção de vinho, são grandes atrativos para os turistas estrangeiros, principalmente pela proximidade com Curitiba. “A cidade tem riquezas naturais que devem ser prestigiadas, mas é importante que o atendimento aos visitantes seja de qualidade, para que eles voltem. E o programa prega isso, a hospitalidade”, destaca o coordenador Márcio de Oliveira.
Ele apresentou o projeto que prevê a realização de cursos gratuitos de qualificação e mobilização de profissionais das áreas de alimentação, transporte, hospedagem, eventos, saúde e segurança. Segundo ele, estes profissionais vão receber conteúdo que inclui ética e cidadania, postura profissional, qualidade no atendimento, comunicação, relações humanas, informações sobre os pontos turísticos e os aspectos culturais do estado. “Está prevista a qualificação gratuita de 400 pessoas em cursos presenciais e outras 1.500 em cursos à distância”, afirma Oliveira.
Segundo o deputado federal André Zacharow, o programa é voltado a capacitar aqueles que trabalham na linha de frente no atendimento ao turista. “Com o turista sendo bem atendido ele vai permanecer por mais tempo, vai querer voltar e também será agente propagador do nosso estado”, opina Zacharow. É de autoria do deputado emenda que destinou R$ 4 milhões para desenvolvimento deste projeto, que coloca o Paraná como pioneiro a receber os conteúdos, que depois serão aplicados nas demais cidades sede da Copa do Mundo no Brasil. A realização é do Ministério do Turismo em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba.
O lançamento do Programa de Qualificação no Turismo contou com a presença da secretária de Turismo de Colombo, Maria Michele Mocelin, do secretário de Assuntos Estratégicos de Quatro Barras, da chefe da Divisão de Serviço Social de Rio Branco, Neiri Manggen e do diretor de Turismo de São José dos Pinhais, Luis Carlos Sione, que destacou Foz do Iguaçu, que considera ser a cidade mais preparada para receber o turista. “É importante darmos este primeiro passo, para conseguir envolver a sociedade. Foz do Iguaçu caminhou muito para chegar onde está, e nós precisamos nos preparar também”, disse Sione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário