O balneário catarinense conquista o primeiro lugar concorrendo com mais de 110 estandes de importantes destinos e empresas do Brasil e exterior
O município de Penha (SC) foi premiado com o troféu de estande mais criativo da 16ª BNT Mercosul, um dos mais importantes eventos de turismo da América Latina. A premiação aconteceu durante a festa de encerramento nesse sábado (22) no Beto Carrero World e a comissão julgadora foi formada por mais de 120 integrantes da imprensa presentes no evento. O segundo e terceiro lugares ficaram para o estado do Mato Grosso do Sul e para a cidade de Santos (SP), respectivamente, que também apresentaram trabalhos impecáveis mostrando as suas principais atrações turísticas e culturais.
“Ficamos muito surpresos e emocionados quando recebemos a notícia da premiação já que a cidade estava concorrendo com mais de 110 estandes de importantes destinos e empresas de várias partes do país e exterior”, disse a secretária de turismo de Penha, Larissa Andrade. “Esse trabalho mostra a união do povo de Penha já que foi feito sem grandes investimentos e com muito carinho em conjunto com vários membros da comunidade e das demais secretarias municipais”, destaca.
O estande de Penha foi destaque pela originalidade. Na feira de negócios turísticos, realizada nos dias 21 e 22 de maio no Castelo das Nações do parque, a Secretaria de Turismo da cidade montou uma réplica de uma casa açoriana retratando as raízes e a cultura da região. As paredes do estande foram revestidas de madeiras e a decoração, rica em detalhes, chamou a atenção dos participantes. Quadros com fotos das atrações turísticas da cidade; móveis como bancos, mesas, estantes e prateleiras em estilo rústico trabalhados artesanalmente; objetos decorativos como cestos, utensílios domésticos e plantas, e até mesmo os pequenos detalhes como as cortinas e almofadas de “chita” remeteram os visitantes a uma viagem no tempo, às antigas casas de pescadores e outros colonizadores do município.
Para interagir com o público da BNT Mercosul, as garotas “açorianas” distribuíram, direto da janela da “casa”, a consertada, bebida típica da cidade. Enquanto isso, a equipe da Secretaria de Turismo ao lado da rainha e das princesas da Festa Nacional do Marisco (principal evento anual da cidade) apresentou o seu potencial turístico através da divulgação de seu material promocional, além da distribuição de brindes temáticos, como bolsas e sachês perfumados, confeccionados de maneira artesanal com “chita”. Uma artesã nativa mostrou ainda, ao vivo, a confecção de “balaios” feitos de bambu.
Através dessa conquista, a cidade litorânea de Penha deu um exemplo ao turismo nacional: que ações feitas com criatividade, união e força de vontade superam grandes investimentos.
“Pela primeira vez na história da cidade, conquistamos um prêmio desse gênero para o turismo de Penha e isso demonstra que a administração municipal em conjunto com toda a sua população está trabalhando de forma integrada para divulgar e promover as nossas belezas, atrações e cultura”, orgulha-se o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes.
O prefeito Evandro dos Navegantes e a Secretária de Turismo Larissa Andrade aproveitaram ainda para agradecer o apoio de pessoas fundamentais por essa premiação. São elas: equipe da Secretaria de Turismo, equipe da Secretaria da Educação e Cultura, equipe da Secretaria do Bem Estar Social, equipe da Secretaria da Fazenda, equipe do Gabinete do Prefeito, artesã Ivone, Renato Amorin e Margarete e Sá do Hotel Açoriano, e Ahorepe (Associação de Hotéis e Restaurantes de Penha).
Foto: Jefferson Severino
Nenhum comentário:
Postar um comentário