Dança, arte e cultura de rua vão estar juntas mais uma vez no FIH2, que reúne milhares de participantes do Brasil e da América Latina na capital paranaense de 11 a 13 de julho
Em clima de final de Copa do Mundo, o FIH2 – Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba chega a sua 13ª edição em 2014, de 11 a 13 de julho. Mais uma vez, a capital paranaense vai se tornar o principal palco da cultura urbana do país, reunindo milhares de bailarinos, vindos de diferentes cidades do Brasil e também da Argentina, que se dividem entre as noites de competição no Teatro Positivo e, também, durante o dia na Cidade da Dança, um espaço de convivência e formação projetado para receber 20 mil pessoas durante o evento.
Considerado o maior festival do gênero na América Latina e o quarto da categoria no mundo, o FIH2 repete sua estrutura consagrada com workshops com renomados coreógrafos nacionais e internacionais, palestras, laboratórios e campeonatos de dança, além das mostras e da competição oficial, dividida em três categorias (Júnior, Sênior e Avançada). Cerca de 1,6 mil dançarinos de 10 estados do país participam desta edição do Festival. Os 70 grupos participantes foram selecionados no mês de maio em quatro seletivas presenciais – realizadas em Curitiba (PR), Caxias do Sul (RS), Timbó (SC) e Viçosa (MG) – e por meio de vídeos enviados por companhias de todo o Brasil e da América Latina.
Ao todo, 92 coreografias serão apresentadas nas três noites da competição que, pelo terceiro ano consecutivo, volta a ganhar espaço no maior placo do Paraná, o Teatro Positivo. Os grupos selecionados para as mostras competitivas serão avaliados por um time de jurados, composto por importantes coreógrafos e dançarinos nacionais e internacionais.
Neste ano, faz parte da comissão julgadora o bailarino e coreógrafo Luiz Bongiovanni, que integrou o Balé da Cidade de São Paulo, do qual foi diretor assistente, e realizou trabalhos coreográficos para diversas companhias do país, dentre elas o Balé Teatro Guaíra, de Curitiba (PR); o Balé Teatro Castro Alves, de Salvador (BA); o Balé da Cidade de Niterói (RJ); e a Cia Jovem de Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Além de Bongiovanni, integram o júri um dos ícones do Hip Hop mundial e um dos bailarinos mais populares das redes sociais, o francês Salah, a dançarina brasileira Fernanda Fiuza, o coreógrafo e bailarino esloveno Anze Skrube, e o bailarino Kapela, também da França. Estes quatro jurados também conduzem os Super Workshops, grandes aulas de dança em que eles trocam experiências e coreografias em sessões que reúnem centenas de participantes.
Nos workshops, quem se reúne aos grandes nomes neste ano é o bailarino curitibano Guiga de Souza, vencedor do concurso “Quero ser professor do Internacional”. O francês Salah também é o professor do Professional Class, oficina para profissionais da área de dança que acontece no FIH2.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo programa O Boticário na Dança, com patrocínio da CAIXA e apoio do Sesc/Fecomércio, a 13ª edição do Festival Internacional de Hip Hop é uma realização da Dance & Concept Brasil e, por mais um ano, aposta em uma estrutura especial atrelada a sua competição oficial. É a Cidade da Dança, um espaço lúdico e criativo que traduz a arte e a cultura de rua em uma área de, aproximadamente, 3 mil m2 e que será montado no Expo Unimed Curitiba, ao lado do Teatro Positivo.
Criada para receber todas as atrações do Festival, a Cidade da Dança tem cenografia assinada pela empresa Perverts e vai reunir o grafite de importantes artistas locais, dentre eles o curitibano Michael Devis, em um painel de 200 m2, um dos maiores deste gênero já criados para um evento cultural no mundo. Concebida para ser um espaço de convivência, troca de ideias e formação, a Cidade terá acesso gratuito para o público (exceto para os Super Workshops e laboratórios de dança) e estará aberta ao longo dos três dias do Festival. Em cada um dos dias, uma programação diferente aguarda os participantes, incluindo palestras, competições individuais, DJs e dança, muita dança.
De acordo com o idealizador e coordenador geral do FIH2, o coreógrafo curitibano Octávio Nassur, o Festival vem crescendo a cada ano, não só em número de grupos que se apresentam nas competições e mostras, mas também em público. Além disso, ele tem se tornado uma grande vitrine de uma manifestação artística dinâmica, viva e atual.
“O FIH2 tem se tornado um grande ponto de convergência de artistas, bailarinos, empresários e apreciadores de uma expressão artísticas que saiu das ruas e hoje está em diversos lugares. Das linguagens de comunicação artística, o hip hop é uma das mais atuais por estar conectada ao contexto urbano, mas que o extrapola e, hoje, em todo mundo, está invadindo os palcos, museus e outros lugares antes reservados às artes clássicas. Neste sentido, o FIH2 é não só uma vitrine, mas também um espaço de posicionamento e projeção de artistas e ideias em torno de uma forma de arte que vem cativando mais e mais adeptos”, revela.
A programação completa do evento está disponível no site www.fih2.com.br. Os ingressos para as apresentações das três noites do Festival no Teatro Positivo já estão disponíveis para venda no site www.diskingressos.com.br. As inscrições para os Super Workshops e outras atividades da Cidade da Dança também podem ser realizadas no site do FIH.
O vídeo promocional da edição de 2013 do Festival Internacional de Hip Hop de 2013 está disponível no YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=akutcDBGGtc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário