A Copa do Mundo do Brasil foi um sucesso para o Bar do Alemão, um dos mais notórios pontos turísticos de Curitiba. A expectativa de arrecadação do estabelecimento foi superada em 20% ante ao projetado, com aumento de 44% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é fruto de um planejamento que iniciou em dezembro de 2013, quando foram definidas as rotas estratégicas e a busca por atrativos para a Copa, como as canequinhas "honestamente roubadas" das 32 seleções visitantes e dos 12 estádios das cidades-sede - além dos pontos turísticos de Curitiba.
Ao todo, entre 12 de junho e 13 de julho, período de disputa da Copa do Mundo, cerca de 32 mil pessoas passaram pelo Bar do Alemão. "Normalmente, atraímos cerca de 6% dos turistas estrangeiros que visitam Curitiba. Na Copa, especialmente na primeira fase, quando houve jogos em Curitiba, o atendimento a turistas estrangeiros atingiu índice de 32%", revela Jorge Tonatto, gerente do estabelecimento. Ele conta que nenhum prato do repertório fez mais sucesso entre os turistas, mas a bebida mais solicitada foi o chope, principalmente o submarino - que leva Steinhäger, aguardente típico alemão produzido com cereais -, ao todo, foram comercializados cerca de 20 mil unidades da bebida durante a Copa.
O Bar do Alemão ainda serviu de ponto para troca de experiências entre pessoas de diferentes países, com destaque para os australianos. "Um grupo de 30 australianos pediu para a mesa ao lado ensinar a cantar a música ‘Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor’. O grupo ensaiou e começou a cantar, integrando as torcidas brasileira e australiana e divertindo todo o bar", lembra. "Um russo programou sua viagem por Curitiba e fotografou as canequinhas de submarino com pontos turísticos da cidade já adquiridas em sua passagem anterior e voltou ao bar para completar a coleção", relata.
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