Seguidores

quinta-feira, 10 de julho de 2014

A luz do sol está de volta

A luz natural que ficou muito tempo em segundo plano voltou com tudo, enriquecendo os projetos arquitetônicos e trazendo muitos benefícios aos moradores


A luz natural estimula os sentidos humanos e oferece maior conforto. Por muito tempo ela foi deixada um pouco de lado, devido à preferência pelos meios artificiais para iluminação, aquecimento e ventilação e aumento do poder de compra do consumidor. “Hoje, além da iluminação natural ser mais sustentável, o jogo de luzes e sombras que ela proporciona valoriza muito um projeto arquitetônico”, afirma a arquiteta Denise Bernacki, da Bernacki Arquiitetura.
“Um bom projeto com aproveitamento da iluminação natural usufrui e controla a luz disponível maximizando suas vantagens e reduzindo suas desvantagens”, complementa a profissional. No sul do Brasil, por exemplo, a melhor fachada de uma casa é voltada para a face norte, onde há maior incidência de raios solares. Há diversas formas de trabalhar esse recurso natural, cobogós e tijolos de vidro, por exemplo, podem brincar com a beleza da luz e sombra e agregar plasticidade na arquitetura. Alguns outros artifícios de iluminação, como zenitais e domos, devem ser trabalhados com mais cuidado, pois mesmo possibilitando maior uniformidade de distribuição da luz natural, facilitam a entrada, muitas vezes excessiva, de raios solares. Por isso, essa seria uma opção mais adequada quando utilizada em espaços com grande profundidade. “Todas as aberturas devem ser elaboradas pensando na iluminação, insolação, na vista proporcionada, na plasticidade da fachada. São vários componentes pensados dentro de um único elemento”, explica Aline Bernacki, arquiteta a sócia proprietária da Bernacki Arquitetura.
O vidro, mesmo sendo o elemento construtivo mais eficiente para conquistar projetos banhados pela luz do sol, pode também transformar os espaços internos em estufas, por isso é mais eficiente prever a incidência solar e minimizar a entrada de calor com brises, pérgolas, marquises, toldos, persianas e vidros duplos, por exemplo, do que tentar resfriar o local após o aquecimento excessivo. “Tanto a luz natural como a artificial tem seus benefícios, o mais importante é aproveitar as vantagens de cada uma e utilizar da melhor forma possível as duas opções conjuntamente”, completa Aline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário